A cada ano um tema permeia as seis campanhas institucionais trabalhadas Província Marista Brasil Centro-Sul (Páscoa, Dia da Família, Dia de São Marcelino Champagnat, Dia do Marista, Dia do Educador e Natal). Em 2017, trabalhou-se com o tema dos 200 anos do Instituto Marista; para 2018, a temática escolhida foi o apelo do Capítulo Geral.

Em 2019, as campanhas irão abordar o viés do Rosto Mariano da Igreja, com foco em serviço. Para a Igreja e para o Instituto Marista, Maria é entendida como aquela que está sempre a serviço. Marcelino Champagnat mencionava essa questão: pedia para que os Irmãos fossem como Maria, sempre olhando para o outro, a seu serviço em primeiro lugar.

Campanha de Páscoa

Como forma de reforçar a mensagem de servir ao próximo, neste ano o tema escolhido para a campanha de Páscoa foi a passagem do lava-pés. Esse episódio, ocorrido na Santa Ceia, expressa fortemente a disponibilidade em servir.

“Porque eu vos dei o exemplo, para que,

como eu fiz, façais vós também. João 13, 15.

Essa foi a passagem escolhida, especialmente a segunda parte, que está em destaque na peça da campanha. O trecho se refere ao momento após a Santa Ceia, em que Jesus levanta-se, pega uma toalha, água e uma bacia, e começa a lavar os pés dos apóstolos.

Desenvolvimento da campanha

A campanha da Páscoa mostra quatro pessoas em uma sala de espera, mesclada com uma ilustração que remete à passagem Bíblica do lava-pés. A campanha tem como objetivo estimular as pessoas a estarem a serviço do outro, como Maria sempre se colocou e como Jesus nos ensinou.

Para cenário, optou-se por um local que remetesse a algo universal, que ambientasse uma cena do cotidiano, na qual todos pudessem se enxergar: uma sala de espera. Afinal, as pessoas sempre estão à espera de algo. No caso, a recepção escolhida para a produção da imagem foi a do Memorial Marista, em Curitiba.

Neste ano as campanhas institucionais vão seguir uma estética que une ilustrações e fotografias. O fotógrafo responsável pelo olhar sensível da imagem da campanha de Páscoa é o João Borges, colaborador da PMBCS no Memorial Marista. A intervenção feita na imagem é trabalho do ilustrador Caio Beltrão, que explica como foi a criação do conceito:

“Busquei inspiração principalmente em pinturas que retratam a passagem do lava-pés, presente no relato bíblico, além de pesquisar e ler sobre o significado desta prática. Esta passagem demonstra simplicidade e humildade por parte de Jesus, ao lavar os pés de seus discípulos, mensagem importante para todos os seres humanos, e ainda mais importante na atualidade. O fato de os braços de Jesus irem se esmaecendo e sumindo na ilustração, não mostrando seu corpo todo, demonstra que este ato está presente independentemente de estar realmente acontecendo no mundo físico, seria algo presente somente em sua essência. O estilo da ilustração utilizado, com cores vivas e formas recortadas, procura trazer uma linguagem mais atual e moderna, demonstrando que o significado desta passagem é válido até os dias de hoje, sendo atemporal”.

Ficha técnica:

Coordenação: equipe de Comunicação e Marketing Institucional da PMBCS (Carmem Murara, Elineia Denis Avila, Karina Kanashiro e Raquel Leite).

Fotografia: João Borges

Ilustração: Caio Beltrão

Direção de arte, diagramação e edição de foto: Diego José Teider

Diagramação e desdobramento de layout: Deborah Naomi Kosaka

Casting: colaboradores da PMBCS: Lucimeire Paisan e Volnei Rafael Sevenhani. Alunos do curso de Teatro da PUCPR: Elis Leão e Matteus Carriel.