Com a presença de dez jovens e o apoio do Ir. Valdir Gurgel para realização das dinâmicas, aconteceu a primeira reunião da formação intercongregacional sobre a participação das juventudes nos espaços de controle social

A proposta é a realização de um primeiro ciclo, composto por dois encontros teóricos, uma participação como observador na plenária do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e um momento reflexivo sobre a observação. O primeiro encontro foi realizado no dia 29 de junho, iniciando com o tema “Direitos da Criança e do Adolescente”

Quatro congregações de atuação local no município de Curitiba aderiram à iniciativa: os Maristas, o Movimento Laical Jesuíta (CVX), o Movimento da Juventude Franciscana e os Salesianos. 

“O desafio do aprender sempre nos remeterá a um novo mundo, um mundo em saída e de encontros! Nessa perspectiva, a formação que iniciamos se apresenta como uma resposta aos apelos da Campanha da Fraternidade de 2019, que nos chama a atenção aos espaços de elaboração de políticas públicas, da democracia participativa e nossa participação enquanto Igreja. Para mim, foi uma experiência muito estimulante. Agradeço muito aos que nos apoiaram na construção da proposta e indicação dos jovens”, conta Jimena Grignani, representante da PMBCS para assuntos da infância e da adolescência.