No final de semana dos dias 20 e 21 de maio de 2023, a Animação Vocacional – Regional Norte, em parceria com o Instituto das Irmãs de Santa Dorotéia, realizaram o encontro “Jovem Cristão”, com cerca de 120 jovens crismandos das paróquias da região de Grajaú, em São Paulo.

Nas palavras da irmã Marlene Montaño, consagrada e missionária boliviana, “O final de semana para nós, Irmãs, foi de vida, movimento, acolhida e de sentimentos de gratidão a Deus pela possibilidade de compartilhar a missão com os Irmãos Maristas em prol das juventudes”. Continua dizendo que a parceria com a instituição Marista “é uma providência de Deus, porque juntos, colocamos a serviço nossos carismas e podemos testemunhar para os jovens que a Vida Religiosa fraterna, sinodal, na diversidade é possível e que existem diferentes caminhos para seguir a Deus”.

Foram cerca de 58 jovens presentes no sábado, do primeiro e segundo ano de Crisma, pertencentes a Paróquia Nossa Senhora dos imigrantes; e cerca de 62 jovens crismandos no domingo, das paróquias São Lucas, São Carlos Borromeu e Nossa Senhora de Fátima. Os jovens também foram acompanhados de seus catequistas, que também participaram e ajudaram no encontro.

Impulsionados pelo Ano Vocacional da Igreja no Brasil, o tema do encontro foi “Vocação: Dom e Missão – corações ardentes, pés a caminho”.  Durante o encontro os jovens foram convidados a refletirem sobre o chamado de Deus em suas vidas, trabalhando o autoconhecimento e o projeto de vida. Além disso, os jovens tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos Irmãos Maristas e às Irmãs Dorotéias sobre suas vidas e vocação.

Momento de perguntas

Segundo o João, jovem de 14 anos e participante da Paróquia Nossa Senhora dos Imigrantes, “o encontro foi muito legal”, pois, em suas palavras, “foi uma oportunidade de conhecer mais sobre os irmãos e as irmãs, e aprender mais sobre vocação, me conhecendo mais e pensando o que eu quero para minha vida.”

Ainda sobre o momento de bate papo, Emilly de 18 anos e participante da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, afirma que “gostou de conhecer a história deles [dos Irmãs e Irmãs] e verem como continuaram apesar dos obstáculos, e mostrarem para a gente que há uma forma de chegar lá na frente e não desistir”.

Vale ressaltar que as perguntas foram bem criativas, desde dúvidas sobre o cotidiano dos religiosos e até mesmo se eles podem ir a jogos de futebol e qual time torcem. De acordo com as jovens Ana Clara e Sabrina, o momento de bate papo possibilitou a elas conhecerem mais a história e vocação dos irmãos e como eles “fazem todo trabalho e são pessoas normais, como o Irmão Bruno Marcondes, que é jovem também”.

No momento de entrevista do domingo, o grupo recebeu a visita do Pe. Diego, pároco da Paróquia São Lucas, que já chegou respondendo às perguntas da juventude. Além destes momentos de formação e entrevista, houve também momentos de dinâmica e integração entre os participantes.

Ademais, como sequência das atividades, a Equipe de Animação Vocacional, em conjunto com as Irmãs Dorotéias, pretendem realizar encontros mensais e mistos com os interessados e interessadas em conhecer afundo a vida religiosa consagrada.

 

Confira abaixo o vídeo do encontro produzido pela plataforma digital das Irmãs Dorotéias:

 

Se você quer conhecer mais sobre a vocação, carisma e missão das Irmãs Dorotéias, clique no link abaixo e saiba mais:

https://www.facebook.com/familiadorotea