Há 204 anos, começava oficialmente o projeto do Instituto dos Irmãozinhos de Maria. O dia 2 de janeiro de 1817 foi a data de fundação dessa obra, que hoje conhecemos como Instituto Marista.

A instituição nasceu na França, no Vilarejo de La Valla, idealizada e criada por Marcelino Champagnat. Os primeiros Irmãos Maristas foram João Batista Audras e João Maria Granjon, que passaram a viver em comunidade a partir deste dia histórico. 

O fundador acompanhava os dois jovens de perto, visto que a primeira casa Marista ficava ao lado da casa paroquial onde o Pe. Champagnat atuava. 

Crescimento do Instituto

Com essas pessoas dedicadas e confiantes, ganhou impulso o sonho de compartilhar com as crianças e jovens uma educação de qualidade. Bem como o amor de Jesus. Tudo isso baseado no exemplo de Maria, a Boa Mãe. Além de dar nome à obra, ela inspira o jeito de ser e viver dos Maristas.

Pouco a pouco, mais jovens aceitaram o chamado e se uniram a eles. Os ensinamentos da convivência de Champagnat com os jovens Irmãos, nos primeiros anos de Instituto, ainda são elementos importantes de nossa espiritualidade e maneira de agir. 

A história continua 

Essa linda missão iniciada por São Marcelino continua sendo semeada pelos Irmãos, Leigos, Leigas, Colaboradores, Jovens e Voluntários Maristas. Dessa maneira, o carisma segue vivo e atual, acompanhando as mudanças do mundo.

Por isso, para os Maristas de Champagnat, essa época de início de ano é tempo de celebrar. Mas também uma oportunidade de renovação do compromisso com a missão.

Neste importante dia da nossa história, agradecemos a todos que fazem parte do jeito Marista de ser. Sobretudo, àqueles que, a partir de diversas ações práticas, formam uma infinita e transformadora corrente do bem.