É a partir de seu exemplo, que Maria, a Boa Mãe, nos ensina a aceitar a missão de Deus, a nos alegrarmos e reconhecer com gratidão as maravilhas que Ele faz em nós. É também pela Mãe que aprendemos a escutar, meditar e interceder com base nos acontecimentos que nos cercam. E por isso, reconhecemos em Maria os traços de nossa identidade espiritual Marista.

Marcas que herdamos da relação que  Marcelino Champagnat com a Boa Mãe. A profunda afeição e confiança que nosso fundador tinha por Maria nos inspira. E o lema “Tudo a Jesus por Maria; tudo a Maria para Jesus”, atribuído a ele, revela este relacionamento e dedicação para com Ela.

Nos tempos de crise que vivemos, em meio à pandemia da COVID-19, os valores maristas que aprendemos com Champagnat nos trazem um belo exercício de resiliência e fé, que nos inspira a ser melhores!

Quem conta mais sobre essa vivência  e seus desafios é Flávia Lopes, fraterna e leiga Marista do Movimento Champagnat da Família Marista. Confira abaixo o texto na íntegra:

Criatividade, Persistência e Fé

Aqui em casa vivemos à flor da pele todos os sentimentos que a nova realidade nos vem proporcionando. É uma mistura de sentimentos que nos perturbam a todo instante.

Em busca de constantes respostas a estas inquietas indagações, deparei-me com corajosas atitudes dos irmãos maristas, que viveram longos tempos de guerra, assistiram suas escolas e comunidades sendo fechadas e muitas delas destruídas por bombardeios.

Foram convocados para os campos de batalha e muitos perderam a vida. Outros foram afastados brutalmente de sua vida religiosa e obrigados perigosamente a ir para a guerras…

Mas, como narra no livro “Nossos Superiores Gerais”, a obra marista, persistiu e se consolidou graças à criatividade, persistência e fé cultivadas pelos nossos corajosos irmãos, que nos serve hoje como inspiração.

A criatividade foi demonstrada imediatamente, diante do isolamento social, nós famílias maristas de Champagnat, colocamos nossa criatividade em prática:

  •  Organizamos um terço em família online.
  • Incentivamos Campanhas Solidárias de arrecadação de alimentos.
  • Enviamos mensagem on-line, as pessoas que incansavelmente trabalham na linha de frente em combate ao coronavírus.
  • Até Novena de Champagnat estamos realizando pelas redes sociais… e o quanto as pessoas estão sendo tocadas e sentindo amparadas neste momento de fragilidade social.

Foi pela persistência de Champagnat que estamos aqui! Ele não desistiu perante os desafios. É uma inspiração para nós nos dias de hoje.  E é pela nossa tenacidade que iremos superar juntos o tempo incerto que nos aflige no momento.

Enfim, que sejamos sustentados pela nossa . E aqui registro as palavras de esperança do Irmão Charles Howard (Semeadores da Esperança -1990) que nos diz que “ser marista é um chamado a atuar como homens de fé, homens de entrega apaixonada, homens com uma missão claramente perfilada. A sociedade necessita urgentemente de homens desse estilo, homens de esperança, capazes de deixar de lado medos ante o futuro; que não se resignem; homens que pondo sua esperança na convicção de que o Espírito atua no mundo, continuem levando avante a missão de Jesus Cristo com dedicação apaixonada”.

Que a criatividade, a persistência e a estejam ardentemente em nossos corações como Maristas de Champagnat, para viver com ousadia o tempo presente, acreditando sempre que dias melhores estão por chegar!

Flávia Lopes, fraterna e leiga Marista.

Leia mais sobre a Boa Mãe aqui.