O Centro Marista de Juventudes será um espaço vocacional voltado à formação de jovens. Representando mais uma etapa nos mais de 50 anos da presença Marista em Itapejara D’Oeste, sua inauguração aconteceu no último dia 12 de março.

Presença Marista

Presentes desde 1968 em Itapejara D’Oeste, município do sudoeste do Paraná, os Irmãos Maristas já desenvolveram várias obras e ações com a comunidade local. Os Irmãos administraram um colégio, atualmente estadual, um centro de formação e um Centro Social. Hoje, com a necessidade de formação dos jovens, seja para a vida religiosa ou para outras vocações, o CMJ surge como um marco para o trabalho voltado a esse público.

O Irmão Rogério Mateucci, que esteve presente na inauguração do prédio que atualmente está o Centro, em 1997, e, também compareceu à inauguração do CMJ, ressalta a importância da atuação  Marista com a população da cidade. “Esse é o legado que a gente está retomando, trazendo com nova força, com entusiasmo, querendo que Itapejara D’Oeste e a realidade de presença dos Irmãos se fortifiquem ainda mais para o futuro “.

Inauguração

Após meses de trabalho e preparação do espaço, dos projetos e ações que vão se desenvolver no CMJ, o Ir. Bruno Marcondes, Diretor do CMJ, resume o que sente com a inauguração. “O sentimento é de gratidão e festa por celebrarmos a inauguração desse espaço. Foram dias muito intensos, de muito trabalho, de muita dedicação, mas foi muito bonito ver a alegria das pessoas que estiveram conosco celebrando (a inauguração)”.

Conduzida por dois jovens que participam de projetos no CMJ, a cerimônia de inauguração contou com a presença da comunidade local itapejarense. Representantes políticos, eclesiais e a comunidade que está envolvida com o Marista em Itapejara D’Oeste marcaram presença, além de representantes Maristas da PMBCS de diversas áreas, que também viajaram para prestigiar o evento. O Ir. Rogério Mateucci representou o Superior Provincial, Ir. Benê Oliveira, que também enviou uma mensagem em vídeo direto de L’Hermitage sobre a inauguração:

 

 

Além dos representantes locais que discursaram, como o prefeito e o pároco da cidade, o Ir. Bruno Marcondes, Diretor do Centro Marista de Juventudes, e o Ir. Rogério Mateucci, representando a PMBCS, tiveram falas para o público. O Ir. Bruno fala que há grandes expectativas para o espaço, principalmente do trabalho com os jovens. “Nós queremos que todos os nossos espaços estejam cheios da presença dos jovens. Que eles possam, durante esse ano e os anos que virão, encontrar um lugar acolhedor, onde eles se sintam bem e onde eles descubram a vocação deles”.

Formação de Irmãos

O espaço de formação de Itapejara D’Oeste já formou vários Irmãos, como os Irmãos Ronaldo Luzzi e Neri Depaoli, nascidos na cidade, e o Irmão Vanderlei Siqueira, nascido na região. Nesse espaço que foi e pode continuar sendo um celeiro vocacional para o Instituto, o Ir. Rogério ressalta que esse pode ser o grande legado do CMJ. “Trazer os jovens para esse espaço, construir com eles valores, sentido, e quiçá uma caminhada vocacional de bons Irmãos Maristas para o futuro da nossa Província e do Instituto, pode ser o grande legado desta casa”, conclui. Em uma fala complementar, o Ir. Bruno ressalta o papel acolhedor e formador que o CMJ tem com os jovens. “Nós queremos dois movimentos, um primeiro de acolhida desses jovens. E um segundo de formá-los, sobretudo no protagonismo, na liderança e no serviço que esses jovens podem desenvolver para a sociedade”.

Eventos

O CMJ também está apto para receber eventos Maristas, sejam eles de grupos laicais ou de colaboradores e diversas áreas da Província e do Brasil Marista. Para o público geral, com a finalidade de eventos particulares ou para empresas, os espaços do Centro também estão disponíveis. O contato pode ser feito através do telefone (46) 999177384.