A programação da última semana da X Conferência Geral do Instituto Marista, em Roma, reservou um momento para uma análise muito importante para o futuro da missão. Os Superiores Provinciais puderam ver um panorama quantitativo sobre os Irmãos que abraçam o carisma de Champagnat. E, assim, refletir também sobre a importância das diversas vocações.

Primeiramente, o Ir. Josep Maria Soteras e o Ir. Sylvain Ramandimbiarisoa, Conselheiros-Gerais, apresentaram dados estatísticos sobre este tema. 

A saber, o número máximo de Irmãos no Instituto Marista foi de 9.752, no ano de 1965. Atualmente, o Instituto conta com 2.610 Irmãos, distribuídos da seguinte maneira:

 

  • 739 na Europa; 
  • 561 na Região do Arco Norte; 
  • 452 na África; 
  • 418 na América do Sul; 
  • 269 na Oceania;
  • 171 na Ásia.


“Durante a Conferência Geral tratamos do status atual das entradas (Profissões Religiosas), dos indultos (saídas) e dos óbitos. As perspectivas para os próximos 10 anos são preocupantes e desafiantes. Por outro lado, alegra-nos sobremaneira o grande número de Leigas/os Maristas, aderentes ao carisma de Champagnat”
, destaca Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS.

Em seguida, confira uma reflexão feita por ele a respeito dos números apresentados.

 

 

Irmãos Maristas do Brasil

Irmãos Maristas do Brasil: Ir. José de Assis E. Brito (Provincial da PMBCN), Ir. Benê Oliveira (Provincial da PMBCS) e Ir. Deivis Alexandre Fischer (Provincial da PMBSA)

Estamos diante de um tempo de êxodo, mas também de graça

“A vitalidade e atualidade da nossa Família Global provocaram a assembleia da Conferência Geral a pensar, a imaginar e a planejar a Vida Consagrada Marista do presente e para o futuro. – Onde colocaremos nossas energias?! – Que visibilidade daremos ou como retomar nossa presença junto às crianças e jovens e como acompanhá-los em seus projetos de vida?!  – Que vida e testemunho de Irmãos queremos e podemos promover no mundo, na Igreja?! Existe um clamor e uma convocação a um novo jeito de ser Irmão e a novas e criativas formas de viver o carisma de Champagnat em nossos dias, seja como Irmão, Leiga e Leigo Marista.

Estamos diante de um tempo de êxodo, mas também de graça e de fé para continuar a centrar apaixonadamente a nossa vida/vocação/missão no seguimento de Jesus Cristo como rosto mariano da Igreja, e com muita disposição e atitudes para a mudança, para um novo começo. O Senhor quer a nossa liderança servidora e profética diante da situação atual do mundo e da Igreja. O Espírito quer precisar de nós no contexto atual para continuar e perenizar o carisma de São Marcelino para responder às necessidades eclesiais e sociais do nosso tempo. Somos os Pequenos Irmãos de Maria do coração de Champagnat, homens de Deus, mais frágeis, idosos (em sua maioria), mas não medrosos para abraçar com confiança a realidade que nos cabe viver, hoje.

O mundo, a Igreja, o Instituto e as crianças e jovens precisam do testemunho da nossa vida doada e laboriosa, do dom da fraternidade, da alegria da perseverança, de maior união com Deus na oração e no cotidiano de nossas vidas, de uma espiritualidade do coração. O futuro do mundo e da Igreja continua a pertencer às crianças e jovens. Que vocação privilegiada a nossa de Irmãos Religiosos, Leigas e Leigos, educadores, lideranças maristas, homens e mulheres, todos chamados a ser Maristas de Champagnat para as atuais e para as novas gerações!

Com a mesma paixão e entrega para a missão que incendiou o cotidiano da vida do santo Fundador, somos interpelados a enfrentar hoje o futuro com audácia e esperança! Permaneçamos firmes na esperança e na certeza da fé de que o Deus-Conosco caminha a nossa frente. Ele nos acompanhará até o fim, assim como Maria que ‘tudo fez entre nós’!”

 

Ir. Benê Oliveira
Superior Provincial da PMBCS