Ex-aluna Marista, leiga e colaboradora do Colégio Marista São Luís, de Jaraguá do Sul, Nathiele Grosso fará voluntariado na cidade de Maicao, na Colômbia. Nathiele participará do programa Fratelli, feito em parceria entre o Instituto Marista e os Lassalistas. Ela ficará durante onze meses trabalhando no projeto.

As atividades voluntárias sempre foram presentes entre as ações realizadas pela PMBCS. Entre elas, de maneira interna está a Missão Solidária Marista, que a mais de 40 anos atrai jovens para colaborarem com o próximo de alguma forma. O Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial, parabeniza o compromisso e a dedicação de Nathiele para com a atividade na Colômbia. “Parabéns, Nathiele, pelo ato de coragem e de esperança ao abraçar o “Projeto Fratelli” – um projeto que se conecta com o que há de mais autêntico das vocações maristas e lassalistas: a fraternidade num contexto da Igreja que hoje nos convida à sinodalidade, que implica trabalhar juntos, sonhar juntos, viver juntos, construir a comunhão. E que se traduz em solidariedade e voluntariado junto às crianças e jovens pobres na missão além das fronteiras de Maicao”, conclui.

Atividades voluntárias

Nathiele tem uma trajetória com atividades voluntárias desde antes de ser aluna Marista. No Ensino Médio, no Colégio Marista de Londrina, ela participou de experiências solidárias, como a Páscoa Missão e posteriomente a Missão Solidária Marista. Essas experiências sempre despertaram o desejo de fazer algo mais nela. “A gente vive num conforto muito grande, de falar de Jesus num lugar de Jesus. É fácil falar de Marista num lugar Marista, eu acho que a gente pode mais. Então eu acho que esse é o meu maior incentivo, de estar em lugares que não é fácil e apresentar um Jesus misericordioso, amoroso, piedoso”, ressalta.

A realidade em Maicao tem vários desafios a serem encontrados por quem vive e trabalha por lá. Migrantes da Venezuela vivem no lugar, que encara os desafios das migrações em massa recentes. O Ir. Valdícer Fachi, coordenador do voluntariado no Instituto Marista, acompanha o processo de todos os voluntários e incentiva mais pessoas a seguirem a mesma missão de trabalhos. “Asseguro que em Maicao há muito por fazer. A realidade dos migrantes é muito desafiadora e clama por nossa presença. Oxalá que, como Nathiele, outros voluntários possam ser enviados para distintas realidade do Instituto. Obrigado a PMBCS por apoiar e acreditar no potencial de Nathiele”, afirma.

Escolha

Durante o processo de escolha para o local onde realizaria o voluntariado, houve a opção pelo México. Mas, ao receber a proposta do Projeto Fratelli na Colômbia, houve uma convergência de necessidades de quem está no projeto com o que Nathiele, como voluntária, poderia oferecer. Ela terá a oportunidade de trabalhar com crianças, em atividades educativas e recreativas, que encaixam com a formação em Educação Física de Nathiele. “Acho que foi um combo de desejo meu, mas com a proposta que o Bruno (Socher), que o voluntariado fez para mim, de não ir para o México. Mas ir para um lugar que já tem um projeto pronto e que só precisa de gente para acontecer”.

Dentro da escolha, Nathiele afirma que a opção também tem a ver com se colocar fora da zona de conforto habitual, do mundo em que está acostumada a viver. Havia o desejo de “fazer alguma coisa diferente, alguma coisa que te tire da zona de conforto, mas que que vai te agradar e que vai acrescentar na vida de outras pessoas também”, ressalta.

Bruno Socher, Coordenador de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, responsável pelo voluntariado na Província, ressalta o exemplo e a importância do envio de mais uma voluntária. “É um sinal de exemplo para outros jovens e outros Maristas. Que desejam ter a mesma experiência, que certamente vai ser uma experiência transformadora para ela e para a comunidade que vai receber ela naquele território”.

Antes de embarcar, no sábado, 24, para a Colômbia, a PMBCS realizou uma pequena cerimônia de envio na sexta-feira, 23. Os pais de Nathiele estiveram presentes, junto da equipe de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS.