Mais um ano de atividades se inicia. Bem como as atividades do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) também são retomadas. Assim, com sabedoria e dedicação, ficam os desejos de um ano produtivo em 2024 para todos da Família Marista.

Perspectivas

Dessa forma, queridos Maristas de Champagnat, bem-vindos, recomecemos fortes e corajosos, alegres e gratos pelo que vivemos e aprendemos. Momento perfeito para reassumirmos nossos compromissos de cristãos.  Assim, ano após ano, a vida nos apresenta uma jornada repleta de turbulências e desafios, mas pautados em nossa fé temos a consciência de que Deus está sempre presente, nos ajuda e inspira na caminhada cotidianamente.

Entretanto, em um mundo marcado por incertezas, especialmente no início de um novo ano com todas as suas páginas em branco a fé pode oferecer uma base sólida para enfrentarmos as novidades que virão.  Desse modo, o ponto de partida pode e deve ser o olhar de Deus. Igualmente precisamos ter um coração aberto para o mundo inteiro como diz o Papa Francisco em sua Encíclica Fratelli Tutti. Diga para seu amigo fraterno ou amiga fraterna o quanto ele ou ela são importantes para você. Como resultado cuide, ame e zele pela sua família.

Dessa forma, acolha o diferente, vamos às periferias, onde vivem os exilados ocultos, cuidar uns dos outros. Descubra, no ambiente social e religioso que você frequenta, como pode atuar para promover a amizade social. Podemos fazer muitas coisas para evitar o maior perigo: não amar!

Portanto, inauguramos um novo tempo dentro de nós. Ter Deus no coração, esta é a nossa maior riqueza! Vamos viver para alcançarmos o melhor que Deus criou em nós. Feliz retorno para todas as nossas fraternidades, que 2024 seja produtivo, feliz e próspero… Recebam meu abraço!

Josmari Pauzer

Durante o ano, o Ir. Alison Furlan estará fora do Brasil, na Itália, estudando e aprofundando conhecimentos. Em seguida, confira o depoimento dele sobre essa experiência e um até logo das atividades diretas com a Província.

Depoimento Ir. Alison Furlan

Saudações, queridos Maristas de Champagnat!

Passarei um tempo fora do Brasil, e darei um tempo nas atividades da Província. Por isso, agradeço a parceria e os bons momentos. Logo, logo estarei por aqui novamente. NUNCA SERÁ UM ADEUS!

“A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.

Quando se vê, já são seis horas!

Quando se vê, já é sexta-feira!

Quando se vê, já é natal…

Quando se vê, já terminou o ano…

Quando se vê, já é hora de partir …

Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio”.

Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu amei estar aqui com vocês…

A única falta que terei será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

Grande abraço e até um dia. Que Deus nos abençoe, Maria nos guarde e Champagnat mantenha acesa em nós a chama do carisma Marista.

Ir. Alison

Portanto, confira o recado do Ir. Alison para os fraternos do MChFM em vídeo:

 

Queridos Fraternos de Champagnat do MChFM

Por fim, com o chegar ao final do ano, todos se cumprimentam e desejam sempre o melhor para as pessoas que amam. Assim também o Ano Novo chegou, com todos os votos de um ano bom, feliz e com muitas promessas.

Isso é o que desejo a cada fraternidade. Que nossos encontros sejam realmente acolhedores, momentos fortes de oração e fé. Que os fraternos se amem, perdoem e participem de cada convite, que estejam presentes na vida dos irmãos e priorizem esse amor mútuo. Afinal, vamos viver a mensagem que a Campanha da Fraternidade deste ano nos propõe: Fraternidade e Amizade Social, com o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs”. (MT 23,8).

Um abraço carinhoso a todos e muitas bençãos de Maria, nossa Boa Mãe e São Marcelino Champagnat.

Gislaine K. Arnold

Animadora da Fraternidade Família de Nazaré, Cascavel

Membro da equipe de coordenação ampliada do MChFM.