“Ele o fez crescer em sabedoria, idade e graça”. É desta frase do Papa Francisco que vem o lema da campanha de Dia dos Pais da Província Marista Brasil Centro-Sul em 2020.  

A proposição faz referência ao Evangelho de Lucas e, sobretudo, ao papel de José na educação de Jesus. E destaca três dimensões essenciais para essa formação, desde a infância até a vida adulta.

Sabedoria, idade e graça

Com o intuito de aprofundar a reflexão, retomamos a homilia do Papa Francisco do dia 19 de março de 2014. A saber, em alguns países europeus o Dia dos Pais é celebrado nesta mesma data, em virtude do Dia de São José. Por isso, naquela ocasião, o Sumo Pontífice saudava a todos os pais e, principalmente, recordava o exemplo de José como educador.

Confira um trecho dessa fala, que continua tão atual e inspiradora quanto na época em que foi proferida na Praça de São Pedro repleta de fiéis.

Mensagem do Papa Francisco para o Dia dos Pais

“Hoje gostaria de retomar o tema da proteção segundo uma perspectiva particular: a perspectiva educativa. Olhemos para José como o modelo de educador, que protege e acompanha Jesus em seu caminho de crescimento “em sabedoria, idade e graça”, como diz o Evangelho. Ele não era pai de Jesus: o pai de Jesus era Deus, mas ele cumpria o papel de pai de Jesus, fazia-se pai de Jesus para fazê-lo crescer. E como o fez crescer? Em sabedoria, idade e graça.

Partamos da idade, que é a dimensão mais natural, o crescimento físico e psicológico. José, junto com Maria, tomou conta de Jesus antes de tudo deste ponto de vista, isso é, “criou-o”, preocupando-se que não lhe faltasse o necessário para um desenvolvimento sadio. Não esqueçamos que o cuidado fiel da vida do Menino incluiu também a fuga ao Egito, a dura experiência de viver como refugiados – José foi um refugiado, com Maria e Jesus – para escapar da ameaça de Herodes. Depois, uma vez de volta à pátria e estabelecidos em Nazaré, há todo o longo período da vida de Jesus em sua família. Naqueles anos, José ensinou a Jesus também o seu trabalho e Jesus aprendeu a ser carpinteiro com seu pai José. Assim, José criou Jesus.

Passemos à segunda dimensão da educação, aquela da sabedoria. José foi para Jesus exemplo e mestre desta sabedoria, que se nutre da Palavra de Deus. Podemos pensar em como José educou o pequeno Jesus a escutar as Sagradas Escrituras, sobretudo acompanhando-O de sábado à sinagoga de Nazaré. E José o acompanhava para que Jesus escutasse a Palavra de Deus na sinagoga.

E, enfim, a dimensão da graça. São Lucas sempre diz referindo-se a Jesus: “A graça de Deus era sobre Ele” (2, 40). Aqui, certamente, a parte reservada a São José é mais limitada em relação aos âmbitos da idade e da sabedoria. Mas seria um grave erro pensar que um pai e uma mãe não podem fazer nada para educar os filhos a crescer na graça de Deus. Crescer em idade, crescer em sabedoria, crescer na graça: este é o trabalho que José fez com Jesus, fazê-Lo crescer nestas três dimensões, ajudá-lo a crescer”.