“Educar para a paz: uma necessidade e uma escolha chave”. Este é o título e o chamado feito pela 17ª mensagem enviada pela Comissão Internacional da Missão Marista a todas as Províncias. Além disso, em seu subtítulo, a carta chama a atenção para uma dura realidade: “Em memória de todas as vítimas de conflitos violentos reconhecidos ou esquecidos”.

Neste mês, o texto é de autoria do Ir. Farancis Rahmat (Região Ásia – East Asia). Em síntese, ele aborda alguns pontos essenciais da educação Marista em prol de uma sociedade mais pacífica. Tais como: integração; cultura de encontro, sentimento de esperança, defesa dos direitos humanos, espaços seguros e pacíficos para os jovens, liderança para a paz e celebração.

Ainda assim, de acordo com o Irmão, a tarefa de educação para a paz é importante e urgente. E só pode ser alcançada se caminharmos juntos como uma família marista global. Por isso, o documento também apresenta uma série de ações e estratégias como caminhos que podemos seguir nesse sentido. Sobretudo junto aos pequenos.

Como podemos contribuir para a paz

Em nome da Comissão, o Ir. Farancis elenca cinco tópicos sobre o que podemos fazer para contribuir com a construção de um mundo pacífico. Principalmente por meio da educação.

  1. Fomentar uma cultura de encontro e paz
  2. Incorporar a cidadania global nos nossos currículos educacionais
  3. Aprofundar uma educação baseada em valores, orientada para a formação
  4. Centrar-se nos marginalizados 
  5. Fazer uma educação participativa para a paz

“Num mundo conturbado, ferido e incerto como aquele em que vivemos, a educação para a paz continua a ser uma das grandes esperanças e uma opção eficaz para cultivar as mentes e os corações das crianças e dos jovens para que vivam em paz, amor e alegria. Para nós, Maristas, a nossa educação encontra a sua origem e raízes na experiência do amor de Deus pela humanidade e na tentativa consistente e deliberada de cada Marista de ‘tornar Deus, em Jesus, amado e conhecido’ através da educação formal, não formal e informal em todas as dioceses do mundo”, escreve o autor.

>>> Leia a mensagem na íntegra.

Para acessar todas as cartas enviadas ao longo do ano pela Comissão basta acessar este link. A saber, cada mês tratou de um tema diferente importante, tanto para a missão em nossa Província quanto para atuação marista no mundo.

Por fim, quem quiser compartilhar suas ideias, reflexões ou experiências sobre esta mensagem ou as anteriores deve escrever para [email protected].  

>>> Leia também: Papa Francisco pede orações às crianças que sofrem