No dia 15 de agosto, em celebração do dia do Marista, na Capela Mãe da Misericórdia (CMC), os formandos Alison Chila e Gildásio Trindade Dutra foram acolhidos ao Postulado, além da celebração de início do noviciado Valdecir Oliveira dos Anjos.

De acordo com o Ir. Anacleto Peruzzo, Diretor de Vida Consagrada da PMBCS, é uma alegria ver jovens como Alison e Gildásio, dispostos a fazer um processo de discernimento vocacional para abraçar a vida consagrada marista. “É um sinal também, de que Deus continua chamando para missões específicas dentro da igreja”, afirma.

Ciclos formativos dos Irmãos Maristas

O itinerário formativo para que um vocacionado possa se tornar Irmão Marista passa por diferentes ciclos. Os Irmãos Maristas realizam uma preparação de aproximadamente cinco anos, com cinco momentos formativos. A saber, o Aspirantado, Pré-postulado, Postulado, Noviciado e Escolasticado.

O terceiro ciclo formativo é o Postulado, na qual os jovens aprofundam, com mais clareza, suas qualidades e potencialidades para abraçar a Missão Marista. A PMBCS celebra a presença de Alison André Chila e Gildásio Trindade Dutra dando esse novo passo na vida Marista. Confira, abaixo, a biografia de cada um deles.

Postulado Alison André Chila

Alison Chila é o caçula de dois Irmãos. Nascido em 9 de novembro de 1990, é natural de Ponta Grossa, Paraná. Em 2022, iniciou sua caminhada Marista no Aspirantado em Itapejara D’Oeste. Atualmente, se encontra na Comunidade do Postulado Marista, em Curitiba.

O formando de 32 anos, conta que o chamado surgiu aos 13 anos na catequese, mas nunca tinha pensado em seguir a vida religiosa. Em 2016, quando foi morar na Irlanda sentiu que precisava contribuir de alguma forma. Em 2021, começou o processo de animação Vocacional e já em 2022 entrou na casa de formação. De acordo com ele, “havia muitas pessoas precisando de ajuda e esse foi o estopim para eu ter coragem e seguir a vida religiosa”. Hoje ele diz que está muito feliz e realizado na minha caminhada Marista.

Por fim, Alison fala um pouco sobre suas expectativas como Irmão: “além de ser um bastante empático, também quero ser um Irmão acessível”.

Postulado Gildásio Trindade Dutra   

Nascido em 25 de julho de 1987 em Maetinga, Bahia, Gildásio é o penúltimo de dez irmãos. Formado em Marketing e Filosofia, em fevereiro de 2023, ingressou no Aspirantado Marista, primeira fase da formação dos Irmãos Marista, em Itapejara D’Oeste, Paraná. Agora ele vem residir na Comunidade do Postulado Marista, em Curitiba.