A área de Tecnologia da Informação (TI) da OR se prepara para uma importante viagem nos próximos dias. Responsável pelo desenvolvimento do sistema integrado de informações globais para o Instituto Marista, o SysFMS, parte da equipe de TI/Fratelli Maristi embarca com destino a L’Hermitage, na França, no próximo dia 15 de abril.
O roteiro de viagem inicia com uma semana de treinamento para Coordenadores Provinciais de Voluntariado (CPV) durante a II Assembleia da Rede de Coordenadores Provinciais de Voluntariado e se estende até final de maio em Roma, na Itália, sede do Instituto Marista. A missão da equipe é realizar alguns ajustes relativos ao módulo que concentra registros de Irmãos Maristas de todo o mundo, o Kosmos.
Primeira parada: treinamento do SysFMS – Nexus – em L’Hermitage
Entre os dias 17 e 22 de abril, a analista de sistemas de TI Priscila Staniski e o coordenador de TI OR e do projeto Fratelli Maristi, Juliano Teixeira, irão ministrar um treinamento para Coordenadores Provinciais de Voluntariado de todas as províncias e distritos maristas do mundo. Em suma, o objetivo é apresentar as novas funcionalidades do Nexus, que é um dos módulos do SysFMS, direcionado para gestão do Voluntariado Internacional.
“A ideia é que, a partir do treinamento, os coordenadores se sintam mais preparados para utilizar o sistema, e, com isso, tenham mais facilidade na seleção e direcionamento de interessados no programa internacional de voluntariado”, explica Teixeira.
Encontro de Coordenadores Provinciais de Voluntariado
A saber, o treinamento relativo a terceira versão do Nexus fará parte da programação do Encontro de Coordenadores Provinciais de Voluntariado, que terá entre os participantes o especialista em Identidade, Missão e Vocação, Bruno Socher.
Segundo ele, tanto o encontro como o treinamento serão de grande importância para alinhamento de alguns processos do programa de voluntariado internacional. “Além do treinamento relativo às ferramentas de gestão, será uma ótima oportunidade para trocas entre coordenadores provinciais de voluntariado e compartilhamento de boas práticas e experiências entre todos”, reflete.
Segunda parada: Instituto Marista em Roma, na Itália
Após os primeiros dias de treinamento em L’Hermitage, a viagem se estende por mais quatro semanas para a equipe em Roma, na Itália. Junto à secretária geral e arquivista do Instituto Marista, Priscila terá como primeiro objetivo realizar ajustes e atualizações de dados e registros no Sistema Kosmos, parte do Portal SysFMS.
Como segundo objetivo, Priscila irá iniciar o projeto de reestruturação do Sistema Kosmos, realizando as etapas de modelagem do projeto, mapeamento de tipos de usuário, proposição de valor da solução, navegação e telas.
Aproveitando a estadia na Casa Geral, Juliano e Priscila irão realizar conversas com as demais áreas atendidas pelo projeto Fratelli Maristi, interagindo com o Secretariado de Missão, Economato Geral, Setor de Colaboração para Missão Internacional e Diretora de Comunicação, mapeando demandas, necessidades e oportunidades.
Portal SysFMS
Clique na imagem e veja o vídeo sobre o Sys FMS
Vale lembrar que a equipe de TI Fratelli da PMBCS foi a escolhida pelo Instituto Marista para desenvolvimento do que hoje é chamado de Sistema SysFMS. Composto pelos módulos Administratio, Domus, Kosmos, Missio e Nexus o SysFms é resultado de uma jornada que teve início em 2014.
Com a finalidade de organizar, integrar e preservar os dados dos Irmãos Maristas, o Instituto Marista tem implantado e aprimorado novos sistemas e soluções. Com a cooperação entre a administração geral e a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), o SysFMS interliga informações de todas as províncias Maristas do mundo.
Atualização do Nexus
O Nexus, que já está na terceira versão, foi criado para o Instituto Marista com o foco de desenvolver uma plataforma que ajude a colocar em sintonia o voluntário com os locais de voluntariado.
A versão ainda está em fase de ajustes, porém, já pode ser considerada mais segura, automatizada, e com novos módulos que permitem compartilhamento de arquivos entre o Departamento de Colaboração para Missão Internacional (CMI) e os Coordenadores Provinciais de Voluntariado (CPVs).
Vale ressaltar que o treinamento será bilíngue, ministrado em inglês por Juliano Teixeira e em espanhol por Priscila Staniski.
Expectativa da equipe
Priscila Staniski conta que é a sua primeira vez em L’Hermitage e está animada para conhecer o local. “Vou fazer nove anos de casa este ano e sempre trabalhei no SysFMS. Além da viagem ser uma importante oportunidade profissional, estou ansiosa para conhecer de perto tudo aquilo que hoje faz parte do imaginário da história de Champagnat”, reflete. Juliano Teixeira também está animado para conhecer o berço do Carisma Marista e por ministrar o treinamento em um local com tanto significado.