A sociedade contemporânea, certamente, é marcada pelas constantes transformações e pelas noções de velocidade e efemeridade. Diante deste cenário, as incertezas e inseguranças tendem a aumentar, bem como a sensação de urgência e pressa. E isso tudo pode nos privar de momentos importantes de escuta atenta e sensível, tanto diante dos outros quanto de nós mesmos.
Sem dúvida, em tempos de muito barulho, é justamente nos instantes de silêncio que temos oportunidades privilegiadas para a reflexão, para a assimilação do que observamos na realidade ao nosso redor e do que se passa em nossa mente. E, principalmente, para compreensão dos sentimentos que emanam do coração.
Dar espaço para a escuta
Nesse sentido, dar espaço ao “vazio da escuta” é importante para o autoconhecimento e também para a construção de relacionamentos mais saudáveis, baseados na empatia e na atenção verdadeira dedicada às outras pessoas. Além disso, vale lembrar que na tradição judaico-cristã, a escuta é um elemento primordial para a existência da fé.
Especialmente em tempos de distanciamento social, muita gente está sendo desafiada a conviver com sua voz interior e aprender a desenvolver a escuta de qualidade, mesmo que mediada por aparatos tecnológicos. Por isso, o décimo primeiro podcast do Farol 1817 nos incentiva a pensar sobre o ato de ouvir. E, por consequência, a respeito da escuta de nós mesmos, escuta de Deus e escuta do outro.
Onde encontrar o podcast
Você pode ouvir os podcasts do Farol 1817 quando e onde quiser. Eles estão disponíveis em várias plataformas online: Spotify, Deezer, Anchor, Breaker, Google Podcast, Pocket Casts e Radio Public.
São áudios curtos que abordam temas relacionados ao momento atual e ensinamentos, com o intuito de trazer leveza e otimismo para nossos dias.