Aspectos práticos da área da saúde e como lidar com a enxurrada de notícias falsas em tempos de pandemia têm sido dois assuntos muito frequentes nas conversas recentes. Tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Para colaborar nestas reflexões, a fim de aproximar a fala de especialistas do dia a dia das pessoas e suas dúvidas, a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), o Farol 1817, o Instituto de Ciência e Fé e a Escola de Humanidades da PUCPR realizam as próximas edições do painel Farol de Esperança com esse enfoque.

Semanalmente, sempre no fim de tarde de quinta-feira, o canal do Farol 1817 no Youtube torna-se um espaço aberto para a troca de conhecimentos e experiências sobre questões da atualidade. Confira a programação do que está por vir.

Painel Farol de Esperança

Como lidar com as notícias falsas em tempos de pandemia?

O próximo painel, que será realizado no dia 14 de maio, discutirá o tema “Comunicação e fake news: notícias e informações no dia a dia da quarentena”. Este momento tem como proposta compartilhar com o público quais são os desafios e perspectivas do contexto atual da comunicação formal e informal, bem como destacar os impactos da propagação de notícias falsas e suas relações nas esferas social, familiar e pessoal.

Três convidadas serão as responsáveis pelo diálogo sobre este assunto: Eliane Francisco, professora, pesquisadora e líder do grupo de Marketing Digital do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Elinéia Denis Ávila, gestora de Comunicação e Marketing da Província Marista Brasil Centro Sul (PMBCS); e Suyanne Tolentino de Souza, coordenadora do curso de Jornalismo da Escola de Belas Artes da PUCPR. 

Painel sobre gestão em saúde 

Já no dia 21 de maio, o painel terá como tema “Gestão em saúde: impactos e oportunidades a partir da COVID-19”. Essa conversa tem a finalidade de abordar as mudanças significativas que devem ocorrer na área da saúde a partir da experiência causada pela pandemia do coronavírus e, além disso, promover a reflexão sobre elas.

A saber, o debate contará com o conhecimento de cinco convidados. São eles: André Garcia, superintendente da Associação Congregação de Santa Catarina; Juliano Gasparetto, diretor do Hospital Universitário Cajuru; June Cruz, diretor executivo da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS); Lidia Zytynski Moura, decana da Escola de Medicina da PUCPR; e Sandro Marques, professor da PUCPR e professor visitante associado da Escola de Medicina da Universidade de Stanford.

Um farol de esperança para a democratização do conhecimento

A iniciativa de organizar eventos virtuais para manter o diálogo, mesmo em época de distanciamento social, está relacionada à própria missão do portal Farol 1817. 

“O Farol 1817 é uma plataforma de educação à distância a serviço da PMBCS. Visa oferecer informação e formação qualificadas ao público externo beneficiado pela Província, e principalmente aos colaboradores do Grupo Marista”, explica José Leão, Diretor de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS.

Ademais, “o nome do Portal, Farol 1817, é uma resposta a um apelo do Capítulo Geral do Instituto Marista, ser farol de esperança para um mundo turbulento. E uma homenagem ao ano de fundação do Instituto (1817)”, complementa Leão. Por isso, em decorrência das incertezas e transformações que estamos vivendo, o painel Farol de Esperança é uma maneira de desempenhar esse papel.

De acordo com seu propósito, as ações do Farol 1817 são norteadas por quatro eixos temáticos: Identidade e Missão; Teologia e Espiritualidade; Gestão; e Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens.

June Cruz, diretor executivo da PMBCS, destaca que “o Portal Farol 1817 nasce no anseio de tornar democrático conteúdos de qualidade, focados na melhora da vida das pessoas e instituições. Trata de temáticas modernas, feita por gente do bem e de reconhecida competência perante o mercado e sociedade”. 

Serviço

Painel Farol de Esperança
Quando: sempre às quintas-feiras
Horário: 17h
Onde: canal do Youtube do Farol 1817