O Irmão Alison Furlan, em uma ação entre Províncias Maristas do Brasil, esteve presente com o Pré-Postulado da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA), em Cruzeiro do Sul, no Acre. Foi uma experiência de partilha e aprendizados para o Ir. Alison.

“Além da colaboração com o programa formativo, ele pode fazer a experiência dos sonhos do Papa Francisco para a “Querida Amazônia”: o sonho social, o sonho cultural, o sonho ecológico e o sonho eclesial”, conclui o Superior Provincial da PMBCS, Irmão Benê Oliveira.

Relato de Interação Formativa com o Pré-Postulado Marista de Cruzeiro do Sul (Acre)

Ao olhar as novas dinâmicas do mundo e por consequência, do nosso Instituto, da nossa Província,
percebemos que somos desafiados a dar respostas com ações concretas para o desenvolvimento do carisma marista e do nosso próprio crescimento pessoal, ainda mais quando estamos diante do imperativo da construção da Família Global (4ª. Intuição de Futuro do FMS), ‘‘partir depressa para novas terras’’, interculturalidade, internacionalização, otimização de forças e oportunidades.

Com esse objetivo, o Pré-Postulado Marista de Cruzeiro do Sul, AC, da PMBSA, tem um projeto de contar com Irmãos das Províncias-irmãs do Brasil Marista para o desenvolvimento de seletos conteúdos de Formação Inicial, bem como a oportunidade de alguma pequena imersão na realidade amazônica. Para esse projeto recebi o convite e com a autorização do Provincial prontamente aceitei e para lá segui no dia 10/09. Sendo bem recebido pela comunidade formativa, integrada pelos Irmãos Ricardo, André e Ivonir, e por 3 pré-postulantes autóctones: Kauan, Edrixandre e Neylsson. Durante essa semana integrei a comunidade e, para além do programa de formação que desenvolvi, participei das atividades do Centro de Formação.

De 2ª. a 4ª. feira, conduzi reflexão junto aos formandos sobre a identidade do Religioso-Irmão no mundo e na Igreja. Na 4ª. feira, 13/09, o Felipe – nosso aspirante de Itapejara, participou online da formação. Já na 5ª. e 6ª. feira, trabalhamos elementos da Espiritualidade Marista. Em face da difícil locomoção pelo território amazônico e demais desafios das Igrejas locais, os processos de acompanhamento e encontros vocacionais tendem a ser diferentes daqueles da nossa PMBCS.

Aprendizados e experiências

Também se faz sentir a dificuldade de disponibilização de Irmãos da PMBSA para essa realidade missionária. Diante desse cenário, a iniciativa das experiências imersivas com Irmãos de outras Províncias, contribui sobremaneira com o itinerário formativo dos Formandos, sem falar, é claro, da oportunidade de crescimento pessoal, cultural, espiritual, de doação de si com a inculturação do carisma marista naquela realidade. Dar e receber: esse é o melhor sinônimo da reciprocidade que pude experimentar nos dias ali vividos!
No sábado e domingo participei de diversas atividades, de alguns passeios e muita vivência conjunta. Retornei feliz para Itapejara d’Oeste no dia 18 de setembro.

Apesar da longa e cansativa viagem, voltei revigorado na vida, vocação e missão maristas e muito agradecido pela oportunidade. Espero que iniciativas como essa, encontrem corações abertos e disponíveis entre as Províncias Maristas do Brasil.
Fraternalmente,
Irmão Alison Furlan