O Ir. João Batista tem uma jornada bastante consistente de trabalho na Pastoral na PMBCS. Foi coordenador dessa área e hoje é o atual assessor itinerante da Animação Vocacional (AV), Laicato Jovem e Voluntariado da Provincia Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).

Como Coordenador de Pastoral, passou quatro anos visitando todas as Pastorais Juvenis Maristas, para ver como estavam evoluindo. “Sempre gostei de ver como cada unidade fazia a Pastoral ”, diz o Irmão.

Com o retorno das atividades, após a pandemia, o Irmão Provincial, Ir. Benê Oliveira, retornou com o projeto de AV Itinerante e convidou o Ir. João Batista a retornar ao mesmo estilo de trabalho.

Vindo de Brasília, o Irmão agora atua como assessor itinerante, ou seja, quando for em uma unidade, vai conversar com a Pastoral e com a direção colegiada e contextualizar a Missão e a cultura vocacional das unidades. “A ideia é ter algum Irmão na AV e não apenas Leigos e leigas. O jovem precisa olhar o Irmão como ele vive e como ele é”, explica. Dessa forma, poderá se inspirar na vida do Irmão e, quem sabe, se encantar com a vida religiosa.

Com a visita nas escolas, o Irmão também tem um segundo objetivo que é fazer com que as unidades formem os colaboradores especialmente os mais simples, como a senhora da limpeza ou o rapaz da manutenção com o intuito de tornar o Irmão Marista conhecido e amado; de modo que eles conheçam a vocação marista e que nos apontem nomes de filhos, parentes, vizinhos que possam se tornar Irmão Marista no futuro.

“Estou apostando todas as fichas nesse projeto de formação com os colaboradores mais simples, mas ao mesmo tempo, fazer com que os professores e os coordenadores também possam indicar alguém. Que os jovens venham até nós e nós fazemos o resto. Acho que vai dar certo”, afirma.

Por fim, o Irmão diz que deseja começar o projeto piloto em algumas unidades como Santa Maria e Paranaense, em Curitiba, São José em Florianópolis e até mesmo em Cascavel.