O Curso Hermitage tem como objetivo tornar conhecido o Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM) para o público das diferentes frentes de missão da Província Marista Brasil Centro-Sul.

A formação é organizada pelo Memorial Marista, com apoio da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação.

No decorrer de três módulos do curso, os estudantes são convidados a estudar temas que são fundamentais na trajetória histórica do Instituto Marista, considerando a identidade e carisma, aspectos biográficos de Marcelino Champagnat e os primeiros irmãos, as origens e fundamentos da espiritualidade Marista, sustentabilidade e missão, e, promover o contato com a documentação histórica, fundamental para a produção de novas pesquisas.

O curso possui duas opções de trabalho de conclusão de curso. A primeira é um artigo de 10 a 12 páginas sobre alguma temática do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista. A segunda é um Projeto de Intervenção, que esteja relacionado ao PHEM e adequado à realidade do local de trabalho com estudantes, professores ou colaboradores.

A segunda opção foi a escolhida pela Analista de Pastoral Ana Paula Wurlitzer, quando participou do curso Hermitage em 2023.

O projeto

Equipe dos Anos Finais do Lucia Mayvorne, Pastoral e direção do Lucia Maayvorne Ana Paula Wurlitzer, entrou no Marista em 2022, como Analista de Pastoral. Desde então vem se aprofundando no carisma Marista. Em 2023 foi transferida para Escola Social Lucia Mayvorne (SC), e logo foi convidada pela escola, para participar do Curso Hermitage. “O curso me proporcionou uma imersão muito mais profunda e significativa no legado de Champagnat”, diz.

O projeto foi inspirado pela Pastoralista em uma partilha de reunião com a equipe de Pastoral. “Como sou referência pastoral nos Anos Finais, pensei em algo para aplicar diretamente com este segmento”, conta.

O Projeto que ela propôs, intitulado “Conexões com Champagnat: um currículo em Pastoral” foi elaborado a partir do 1º módulo de Curso Hermitage. A autora produziu um documento que orienta e oportuniza a aplicação didática sobre Marcelino Champagnat e a Instituição Marista, dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em cada disciplina dos componentes curriculares do Ensino Fundamental II, nos Anos Finais.

O projeto foi aplicado na Unidade Marista Escola Social Lúcia Mayvorne, localizada em Florianópolis (SC). O plano tinha, como um dos propósitos, apresentar de uma forma mais científica e lúdica o fundador e toda sua história e legado Marista.

“Criei uma espécie de e-book, onde trouxe um breve resumo sobre Marcelino Champagnat. Para cada área, fiz uma breve apresentação do que poderia ser utilizado. Além disso, disponibilizei os subsídios, para facilitar a aplicação destes docentes a cada assunto abordado”, explica.

Resultados

O projeto se estendeu durante todo o ano letivo e trouxe resultados que aproximaram discentes e docentes da história do fundador Marista e sua Instituição. Seu amplo envolvimento teve indicação como inspiração para os demais participantes do curso Hermitage, como conclusão do curso.

A iniciativa foi reconhecida como uma intervenção multidisciplinar, envolvendo a articulação entre professores e estudantes. Explorando aspectos da Revolução Francesa, geografia, arte e ciências, culminou na produção de uma maquete 3D.

Para Adriano Cecatto, especialista do Memorial Marista, o trabalho de intervenção da Ana Paula surpreendeu positivamente ao ousar incluir os conteúdos nos distintos componentes curriculares, possibilitando o engajamento e a formação de estudantes e professores.

“Para além de esse projeto corresponder ao objetivo do Curso Hermitage ao conseguir articular a multiplicação do conhecimento em PHEM na sua unidade de trabalho, certamente a proposta da Ana Paula pode inspirar outras iniciativas que favoreçam o conhecimento acerca das origens e o desenvolvimento da missão Marista. Todo o mérito à Ana Paula, educadora que constituiu conhecimento no curso e por meio de tantas formações maristas, e que encontrou uma forma de multiplicar esse aprendizado em sua prática educativa”, ressalta Adriano.

Prêmio Educador Inovador Marista

O projeto foi tão bem sucedido que ganhou o Prêmio Educador Inovador Marista, promovido pelo Marista Brasil, em 2023. Ele reconhece e celebra a constante inovação na área da educação. Certifica os educadores que exploram diferentes abordagens e utilizam espaços educativos.

“Para minha grata surpresa, fiquei em 1º lugar! Poder concluir tudo isso e ainda ser premiada no mesmo dia em que descobri minha gravidez, torna o meu mundo Marista muito mais significativo, especial e que com certeza marca minha história, e o belo início de história da “maristinha” que carrego em meu ventre, que se chamará Melissa”, explica.

Esses projetos pastorais refletem o comprometimento dos educadores Maristas em promover valores, fortalecer comunidades e proporcionar um ambiente de aprendizagem.

Legado do Curso Hermitage

O Curso Hermitage ajuda seus cursistas na apropriação de recursos, fontes, e história Marista.

“Ana Paula comenta que a formação a ajudou a formar a sua concepção do Carisma Marista de forma ainda mais apaixonada e profunda através da abordagem dos professores, Irmãos Maristas e leigos. Ela destaca a atuação do Irmão Ivo Antônio Strobino, que possui muito conhecimento sobre a história Marista”.

De acordo com Ana Paula, o curso aprofunda o conhecimento do Patrimônio Marista, oportuniza conhecer pessoas, histórias, realidades, partilhas de trabalhos e perspectivas de estudos, enriquecendo o repertório Marista de carisma e história do legado de Champagnat.

“Me sinto muito honrada em apresentar este trabalho e o mesmo ser citado ainda no último módulo, como um potente case de sucesso ao Marista Brasil. Além disso, fico feliz de ter sido inspiração para retornarem com os trabalhos de conclusão deste curso, no final de 2023, para os demais participantes”, diz.