A Missão Solidária Marista II (MSM) acontecerá entre os dias 22 e 28 de janeiro em Paiçandu, Paraná. Cerca de 40 participantes de toda a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) estarão presentes para a semana de atividades. Com visitas ao território, atividades com as crianças, revitalização de uma horta comunitária e momentos formativos. São jovens que já participaram de alguma experiência solidária Marista anterior e que desejam seguir no itinerário de educação para o voluntariado e solidariedade.

Nesse sentido, para Bruno Socher, coordenador da MSM, “a intenção principal da Missão Solidária Marista é conviver com as pessoas do território e educar para a solidariedade e o voluntariado. Por meio de visitas, diálogo e trabalho junto às realidades, atividades com as crianças e momentos formativos”, conclui.
Bruna Schmitt, uma das jovens participantes, tem grandes expectativas para a MSM. Ela, que já participou de uma Missão Solidária no ano passado, relata acreditar que “vai ser uma experiência única e transformadora. Espero também poder iluminar diversos corações e mudar nem que seja apenas um dia de várias pessoas”, conclui.

MSM

Existindo há mais de 40 anos, a MSM é uma experiência formativa e um espaço educativo, que promove experiências solidárias aos jovens de maneira consciente e emancipadora. A Missão Solidária Marista no formato atual existe desde 2005.

Portanto, esta experiência difere um pouco da experiência de MSM ofertada para jovens da Educação Básica Marista, por acreditar no itinerário de vida dos voluntários e voluntárias pós educação básica. Através das suas formações universitárias e escolhas profissionais, fazendo com que a experiência seja um despertar solidário e muito além de uma experiência de uma semana. Além disso, que os próprios participantes possam problematizar as questões sociais das realidades que encontram, entendendo qual é o papel de cada um e cada uma na sociedade.

Após a semana de atividades, Bruno afirma que é esperado dos jovens e da comunidade que “possam incluir a solidariedade e a atuação em prol do bem comum em seus projetos de vida”. Desse modo, sempre considerando as individualidades, a realidade e a vida de cada um.
Lucas Maffini participou da Pastoral Juvenil Marista e esteve na Missão Solidária Marista em 2018, no Monte Serrat, em Florianópolis/SC. Para ele, o momento foi de “confirmação desse propósito e uma grande oportunidade de fazer o bem e aprender com pessoas totalmente diferentes”. Após alguns anos afastado de atividades dos jovens leigos maristas, Lucas vê a MSM 2024 como um retorno para o estilo de vida Marista. “É a volta para esse estilo de vida, de ser Perfume de Deus na vida do próximo”.

Histórico

A saber, o município de Paiçandu conta com a presença Marista desde 2015. Com o Marista Escola Social Anita Cordeiro, que atende a comunidade com a Educação Infantil. Bem como, desde 2022, com ações comunitárias envolvidas no Projeto Entrelaça. Assim, o projeto surge com o intuito de fortalecer instrumentos participativos, de articulação de atores afins e instâncias colegiadas de gestão pública. Além de desenvolver ações e serviços que promovam a autonomia e empoderamento de crianças, adolescentes e jovens. Com ações fundamentadas pelo Pacto Global pela Educação, Economia de Francisco e orientações do Instituto Marista.