Leigos maristas, que atuam como voluntários, contam o significado de Missão em suas vidas e ações. Maristas de Champagnat em Missão é uma das Prioridades do Triênio estabelecidas pela PMBCS. Em um vídeo especial, cinco leigos que foram voluntários em ações maristas, especialmente a Missão Solidária Marista, contam suas experiências de Missão. O significado, valor e ações que fazem através da participação em eventos solidários promovidos pela PMBCS.

Um dos sentidos da Missão Marista e das ações solidárias promovidas pela instituição é, como definido pelo Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial, estar “onde aqueles que mais têm e tudo podem, estejam junto daqueles que nada tem e nada podem”. Portanto, é estar comprometidos com as infâncias e juventudes, atentos à realidade atual e fiéis à Missão Marista como Igreja.

Aprendizados

Para Sofia Bernardes, ex-aluna do Colégio Marista de Brasília, Missão é “poder levar Deus para outra pessoa e não somente em forma do Evangelho, mas sim em forma do toque, do sorriso, do abraço, da ação”. Fazendo com que a pessoa seja representada e escutada na própria realidade, sem querer impor desejos e vontades próprias. France Junior, ex-aluno do Marista Escola Social Ir. Rui, de Ribeirão Preto, São Paulo, trabalha como jornalista. No dia-a-dia, ele tenta mostrar diferentes realidades e alcançar ao público fatos que poderiam passar despercebidos. Quando está em Missão, de encontro com realidades diferentes, ele acredita que é necessário “transbordar tudo que a gente tem de melhor para as outras pessoas que estão ao nosso redor. Transbordar amor, alegria e felicidade”.

Nesse sentido, ouvir, pensar e agir em favor do próximo, de quem mais precisa, são afirmações recorrentes de quem já esteve em missão. Bruna Schmitt, ex-aluna do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba, Paraná, também traduz esse sentimento em palavras. “É onde eu deixo de pensar na minha vida pessoal e começo a pensar nos outros e me importar mais com o que acontece na minha realidade, ao meu redor”.

Confira o vídeo completo, com todas as falas dos missionários maristas sobre o que pensam de Missão:

 

 

Maristas de Champagnat em Missão

Assim, esta etapa das Prioridades do Triênio tem como objetivo cuidar da Vida Marista em suas diversas expressões. Atuando como família carismática global, em prol da missão e do Carisma herdado do fundador. Além disso, trabalhar em soluções inovadoras nas dimensões de identidade, da missão e da vocação. Esta etapa preza pelo cuidado com as pessoas, atitude de escuta e diálogo, simplicidade, solidariedade, coerência de vida, sentimento de pertença, fortalecimento da espiritualidade e ampliação de caminhos formativos.