Entre os dias 26 de julho e 6 de agosto, os jovens maristas estiveram em Portugal para dois eventos importantes, o Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM) e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Desde 2008, na semana anterior à Jornada Mundial da Juventude, os jovens dos quatro ramos da família Marista se reúnem, como forma de compartilharem experiências e anseios das juventudes que levam em frente o sonho de Champagnat pelo mundo no EIJM.  Já a Jornada Mundial da Juventude foi criada pela Igreja Católica e acontece desde 1985, contando com momentos de partilha entre jovens do mundo todo, que celebram a fé e os valores católicos. O evento sempre conta com a presença do Papa entre a juventude.

Encontro Internacional de Jovens Maristas

Entre 26 e 30 de julho, os jovens maristas se reuniram em Carcavelos, Portugal, para o EIJM. O convite feito por Jesus a Pedro, no Lago da Galileia (Lucas 5, 1-11) é o convite feito aos jovens de hoje. O slogan do encontro “IntoTheDeep” relembra que Jesus se aproxima e chama para navegar mais longe e lançar de novo as redes. E os jovens, corajosos, respondem: “Senhor, já tentamos, já tentamos… mas acreditamos em ti. E aqui estamos nós a ir mais fundo e a lançar as nossas redes”.

Atividades

O primeiro dia do encontro foi dedicado ao tema da fé e foi animado pelos Irmãos Maristas. O Ir. Ernesto Sánchez destacou que a fé é um presente e um desafio diante de obstáculos. O evento teve missa, reflexões sobre a realidade do mundo e aprofundamento da fé, seguido de experiências de interioridade. O dia terminou com uma festa típica portuguesa. Os participantes buscaram inspiração em Maria e compartilharam em pequenas comunidades.

No segundo dia, o tema foi “Adorar”, com animação das Irmãs Maristas. O dia incluiu uma missa, reflexões sobre a vida de fé inspirada por Maria e a importância da adoração, identificando características marianas para orientar suas vidas. Os jovens viveram uma experiência espiritual intensa, refletindo sobre o Magnificat e criando cânticos de ação de graças. A jornada encerrou com um período de adoração e bênção do Santíssimo, seguido de um momento de contemplação na praia de Carcavelos.

Para a leiga Marista da PMBCS, Brenda Moraes, participar do EIJM foi de grande importância na caminhada laical. “No encontro foi possível compreender ainda mais a dimensão da presença Marista no mundo conhecendo os 4 ramos maristas. E tendo diálogos com diversos jovens de diferentes países que vinham dos diferentes ramos maristas”. Brenda também afirma que foi um momento de renovação e fortalecimento do carisma Marista na própria vida.

Peregrinação

No dia 29 de julho, os participantes do Encontro Internacional de Jovens Maristas realizaram a peregrinação à Fátima, local onde Nossa Senhora apareceu, no século passado, aos três pastores. O grupo saiu bem cedo de Carcavelos para percorrer os cerca de 150 quilômetros que separam as duas cidades.

Já no dia 30, dia final de EIJM em Carcavelos, os participantes refletiram sobre o tema “Amor” e a visita de Maria a Isabel. Houve atividades missionárias e um painel com os quatro superiores gerais respondendo às perguntas dos jovens. O evento foi concluído com uma missa, ungindo os participantes para transmitirem a mensagem recebida ao longo dos dias de encontro. No dia seguinte, os jovens seguiram para o Externato Marista de Lisboa para o Festival Marista e o lançamento da Rede Internacional da Pastoral Juvenil Marista.

Em uma avaliação do evento, Brenda conclui que houve muita troca de experiências e partilha de vivências do carisma Marista. “Esteve presente a vontade de unir-se mais e pensar como família global a respeito do papel da juventude marista e o exercício como leigo marista”.

Jornada Mundial da Juventude

Jovens católicos do mundo inteiro se reuniram em Lisboa para uma semana de eventos, uma comunhão entre iguais, mesmo que de diferentes culturas e realidades em torno da fé católica. Durante a semana de JMJ, os participantes podem estar nas catequeses, que são encontros entre grupos menores em paróquias ou outros espaços da cidade sede do evento. Nesses espaços há partilhas e pequenas celebrações.

Para a jovem Eduarda Schmidt, do Colégio Marista São Luís, de Jaraguá do Sul, a experiência de estar presente na JMJ foi marcante, com o contato entre jovens do mundo todo. “Ter essa possibilidade de imersão na cultura das centenas de nações que estavam presentes nesse evento me deram uma bagagem enorme de empatia e cuidado com a casa comum”, afirma.

A saber, há também exposições e espaços dedicados a congregações religiosas ou assuntos relacionados com a fé católica. Os eventos principais da Jornada são os atos com a presença do Papa Francisco. A chegada oficial e abertura da JMJ, além também da vigília, que encerra as atividades com os jovens todos dormindo em um mesmo espaço aberto em celebração. O Papa é quem conduz as principais atividades da vigília. Nesse ano, cerca de 1,5 milhões de pessoas estiveram presentes.

Sobre a possibilidade de estar na presença do Papa Francisco, Eduarda relata a emoção do encontro com o pontífice. “Foi emocionante, eu e as outras meninas nos olhamos e começamos e chorar. Foi um sentimento de paz e tranquilidade enorme, como se realmente fosse Jesus que estivesse passando”.

Ao final da Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco anunciou a próxima edição do evento, a ser realizada em Seul, na Coreia do Sul, em 2027.