No início do mês de agosto e nas semanas que o antecedem, o tema da paternidade entra em voga. Seja a partir de comerciais emocionantes, seja por meio de posts de agradecimento nas redes sociais, seja pelo olhar atento aos exemplos que estão ao nosso redor… Esse é um momento recheado de oportunidades para nos comover. E não apenas com perfis idealizados. Mas sim, com histórias reais de amor de pais e filhos. Cada um a seu modo.

Neste Mês dos Pais, a Organização Religiosa da Província Marista Brasil Centro-Sul (OR PMBCS) propõe uma reflexão em torno de duas questões principais. Dedicar um tempo para resgatar a lembrança mais marcante que você tem com seu pai ou com a figura que exerceu esse papel em sua vida. E, além disso, pensar no principal ensinamento que essa pessoa lhe mostrou.

Isso porque, quando chegamos à vida adulta, podemos olhar com outros olhos para momentos da infância e da adolescência. E, consequentemente, ter uma compreensão mais ampla de ensinamentos que, na época, talvez não fossem tão claros, mas que foram importantes em nossa formação como ser humano. Em suma, exemplos da manifestação do amor paterno.

 

Dia dos PaisMensagem para o Dia dos Pais

Para este 13 de agosto de 2023, as Províncias da Região América Sul compartilham uma arte que transmite leveza, carinho e alegria na relação entre um pai e uma filha. 

Com inspiração nessa ilustração, a OR PMBCS também pediu para que os colaboradores e os Irmãos Maristas escolhessem fotos representativas de seus pais ou figuras paternas, para prestar uma homenagem. Assim, a tela da TV corporativa que fica na sede administrativa da Organização Religiosa ficou repleta de imagens de amor e gratidão.

Em seguida, confira alguns depoimentos para o Dia dos Pais de 2023:

 

Depoimentos de amor de filhos sobre seus pais

Dia dos Pais“Uma lembrança marcante: quando entrei na faculdade ele pagava 50% da mensalidade, mas, se ele via que eu estava gastando além do que deveria, ele diminuía da parte dele. Hoje acho engraçado, mas na época era frustrante (risos).
Os bombons do Fofão na Páscoa também ficaram marcados.
Ensinamentos: dedicação e honestidade
Paizinho você é o meu exemplo. Te amo”.
Greice Hely Jordao dos Santos Schaukoski
Analista de Controladoria

 

Dia dos Pais“Uma das lembranças mais queridas que eu tenho do meu pai é de que quando eu era criança, nos sábados de manhã, ele saía do trabalho para me acordar com beijos e abraços.
Independente da situação, ele SEMPRE dizia: Liberdade com responsabilidade. E isso me acompanha em todas as situações, relações e interações comigo mesma e com o outro.
Eu desejo que a vida seja tão boa a ponto de manter o coração quentinho, os olhos brilhantes e os pensamentos gratos, pois o (meu) pai é porto seguro e abraço acolhedor”.
Talita Melina Covatti
Analista Educacional  

 

Dia dos Pais“Minha lembrança mais marcante com meu pai é do dia que fui defender meu mestrado. Meu pai fez apenas o primário e me disse, naquele dia, “o analfabeto fez um filho professor”. Guardo aquilo comigo até hoje, pois ele estava orgulhoso de mim e orgulhoso de si, por ter me educado.
Meu pai se chama José, e sempre me ensinou a ser simples, com jeito humilde, ele me mostrou que somos o que somos e não o que temos ou carregamos, me ensinou a não esquecer minha origem nunca.
O recado que deixo para meu pai e para os outros pais é: os pais são, ao mesmo tempo, portos seguros e faróis para seus filhos, pois os preparam e lançam ao mar, mas também os guiam quando necessário”.
Rodrigo Alexandre de Melo
Especialista em Planejamento Institucional

 

Dia dos Pais“A lembrança mais marcante com meu paizinho é, na minha infância, quando ele me ‘raptava’ de casa para passearmos, irmos no parque de diversões e em bingos.
O maior ensinamento que meu pai me ensinou foi sobre honestidade, a sermos sempre leais com todos a nossa volta e nunca querer tirar proveito de ninguém. Eu agradeço demais ao Seu Edison, por ter me gerado, me formado e ser um paizão tão especial, que nunca mede esforços para ver seus filhos bem. Feliz Dia dos Pais para meu paizinho lindo e para todos os papais aqui da OR”.
Eliziane Fabris
Especialista em Planejamento Financeiro

 

Dia dos Pais“Minha maior lembrança com meu pai é de quando eu era criança. Ele, juntamente com minha mãe e meus irmãos, rezava conosco o ofício de Nossa Senhora.
Meu pai me ensinou a amar e venerar Nossa Senhora. Ela dizia que frente algumas situações  temos uma advogada. Nós perguntávamos e ele dizia: a mãe de Jesus, ela nos defende de todo mal.
Meu pai, Sr. Valmir, obrigado por tudo. Eis um guerreiro e um homem de profunda fé em Deus. Desejo que o bom Deus abençoe todos os pais, que conceda saúde, alegria e felicidades”.
Ir. José Aderlan
Irmão Marista

 

Dia dos Pais“Qual a sua lembrança mais marcante com essa pessoa? As lágrimas de felicidade quando nossa filha Julia nasceu.
Qual o principal ensinamento dele para você? Tudo vai dar certo, tenha fé em Deus.
Recado para ele e para todos os pais: Sejam bons pais todos os dias, sempre presentes na vida dos filhos. Ensinem a seus filhos os valores de Deus e da família. E vocês serão muito felizes”.
Josiane Faccio Stahsefski
Analista de Gestão Imobiliária

 

Depoimentos de amor de pais sobre os seus filhos

Dia dos Pais“Tornar-se pai é uma construção diária. Venho me tornando pai a cada momento que estou junto com Cecília e Juliana. Oficialmente falando, a paternidade iniciou-se em maio de 2021, quando descobrimos a gravidez. Durante o nascimento de Cecília, em dezembro de 2021, a sensação foi a de que ali começava para valer a paternidade, a qual continua até hoje.
Duas lembranças mais marcantes: a primeira, quando descobrimos no ultrassom de que seria uma menina; a segunda, já nascida, quando ela falou pela primeira vez… A palavra? Papai!
Que nos lembremos de que o pai não tem a função de ‘ajudar’ a mãe… Não! A criação dos filhos é um ato de corresponsabilidade da família, e isso inclui a participação ativa do pai. Juntos, a educação acontece!”
Diogo Luiz Santana Galline
Coordenador de Identidade Missão e Vocação

 

Dia dos PaisTornei pai no dia que fiquei sabendo que Gabi estava grávida. Isso foi no dia 2 de outubro de 2022. Giulia nasceu no dia 6 de junho de 2023.
Por enquanto, talvez a lembrança mais marcante, de fato, seja o nascimento. No momento em que Giulia nasceu, ou melhor, quando o médico a trouxe ao mundo, houve em mim uma explosão de sentimentos misturados, mas não sem antes ser envolvido por uma absurda e muito rápida, diria milésimos de segundo, sensação de “vácuo” – não sei explicar em palavras. Um silêncio, naquele momento, inexplicável. Hoje, pensando naquele instante, elaborando-o, digo, era o Kairós invadindo o Cronos e deixando-me sentir o eterno, através do nascimento da pequena Giulia.
Parabéns pelo sim à paternidade. Que Deus os abençoe e ilumine. Hoje, amanhã e sempre”.
Volnei Rafael Sevenhani
Coordenador Animação Vocacional

 

 

E a sua mensagem para seu pai, qual seria? Que tal escrever um bilhete nesta data e entregar para a pessoa que desempenhou esse papel na sua vida?