Você sabia que a Fraternidade Irmão Panini, ligada ao Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo (SP), tem quatro jovens da mesma família como animadores vocacionais? Eles fazem parte do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM).

Em seguida, confira o relato do Arthur Santos Oliveira, que também é o coordenador de Fraternidade mais novo de nossa Província.

Vida e missão

Olá! Meu nome é Arthur Santos Oliveira, tenho 16 anos. Sou trigêmeo do Gabriel e da Beatriz, e tenho uma irmã um ano mais nova chamada Alice. Sou filho do Arnóbio Rocha Oliveira, um médico e professor do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e da Helenilse da Conceição dos Santos Oliveira, advogada, também formada em Educação Física, e voluntária como catequista no Colégio Marista Arquidiocesano. 

Eu e os meus irmãos somos animadores da Fraternidade Irmão Panini desde o começo desse ano. Vou contar sobre a nossa trajetória no movimento MChFM e como compreendemos a missão de Champagnat. 

Nosso primeiro contato com a Rede Marista foi em 2008, quando entramos no Colégio Marista Arquidiocesano. Os meus pais escolheram o Arqui pelos valores humanos, espaço físico e docentes com excelente formação. 

Eles acreditam que família e escola devem trabalhar em parceria, por isso somos muito ativos nos movimentos que a escola propõe, pois a educação não está apenas restrita à sala de aula. Quando os pais se interessam pela escola, os filhos têm mais autonomia. 

Como sempre fomos muito ligados ao MChFM, em 2016 a nossa família foi convidada pelo Valentin Fernandes, na época diretor do colégio, a ingressar na recém formada Fraternidade Irmão Panini. 

Fazer parte da Fraternidade é uma experiência única e transformadora, pois conseguimos viver o Movimento Marista de uma forma intensa, conhecer pessoas maravilhosas, e ter a oportunidade de continuar o legado de Marcelino Champagnat

Sem dúvida, em toda a nossa vivência na Fraternidade Irmão Panini, uma das experiências que mais marcou a mim e aos meus irmãos foi ter tido a oportunidade de visitar o Centro Marista Champagnat, no encontro das Fraternidades em Curitiba. Encontrar pessoas de várias Fraternidades foi incrível, porque isso nos fez perceber como o movimento marista é dinâmico e tem vida. E também foi marcante visitar o Memorial Marista, que nos ajudou a entender mais quem era Marcelino Champagnat. 

No início deste ano, eu e os meus irmãos recebemos a oportunidade de sermos animadores. Ficamos bem felizes com a ideia, e aceitamos logo que nos perguntaram, pois acreditamos muito na importância dos jovens serem realmente ativos para fazer do mundo um lugar melhor. É claro que também ficamos preocupados se nós conseguiríamos realmente cumprir a nossa função de animadores. Mas tivemos o apoio da Fraternidade e, principalmente, dos nossos pais, que sempre nos incentivaram a ter uma postura ativa e aceitar novos desafios. 

Está sendo ótima a nossa experiência como animadores, e nos sentimos muito felizes de participar do MChFM de uma forma tão ativa, e poder ajudar não só a nossa Fraternidade, mas também outras ligadas à Província. 

Uma fonte de inspiração para nós também é o próprio criador do Instituto Marista: Marcelino Champagnat. A sua história é realmente inspiradora, pelo fato de que ele, ao ver o quão precária era a educação numa das épocas mais conturbadas da história da França, ao invés de se acomodar, deu o melhor de si para mudar aquela realidade e ajudar o máximo de pessoas assim. Mesmo com várias dificuldades, ele seguiu sempre em frente, e com muita determinação, criou um instituto que desde o século 18 impacta positivamente a vida de milhões de pessoas. 

Marcelino Champagnat mostra que, diferente do que alguns pensam, a educação é sim para todos. Marcelino nunca excluiu ninguém, e essa atitude deveria ser a norma, já que a educação abre novas portas e muda vidas. E é isso que usamos como base durante a nossa caminhada no MChFM.

O importante é sempre seguir em frente, apesar dos obstáculos, e tentar inspirar positivamente a vida dos que estão ao nosso redor. Assim como Champagnat, temos que, ao ver um problema, agir e dar o nosso melhor, já que afinal, as coisas não se resolvem sozinhas. Saber trabalhar em equipe é importante para fazer com que as boas ações se multipliquem, como o MChFM. 

Arthur Santos Oliveira

 

*A saber, a foto que ilustra o depoimento é de um dos encontros da Fraternidade, realizado em 2019. Arthur faz as apresentações: “A pessoa que tirou a selfie foi a minha irmã Alice; e da esquerda para a direita, tem o meu irmão Gabriel; atrás dele estou eu; do meu lado está o fraterno Irmão Dário; do lado dele o meu pai, Arnóbio; ao lado do meu pai está a fraterna Suzana, e o marido dela, o fraterno Antônio; na frente do Antônio está o fraterno Johnny; ao lado dele está minha mãe, Helenilse; e na frente dela está a minha irmã Beatriz. Nem todos os fraternos puderam estar presentes nesse encontro”.