Para celebrar o Dia do Marista de 2023, a Província Marista Brasil Centro-Sul, com apoio do Grupo Marista, convidou Irmãos, colaboradores e pessoas que se identificam com a missão inspirada em Marcelino Champagnat e na Boa Mãe, para responderem:
O que é ser Marista para você?
A ideia era que cada um tivesse a oportunidade de responder, em síntese, o que isso significa em sua vida. Tudo isso a partir de suas experiências e vivências como parte da obra iniciada há 206 anos, por São Marcelino Champagnat.
Esse conteúdo ajudou a compor um vídeo testemunhal colaborativo, com ricos depoimentos de quem se identifica com o Carisma Marista. Ou seja, com as palavras e sentimentos de quem contribui para a obra Marista ser o que é, nos dias de hoje. Uma obra viva e transformadora.
Em resumo, o vídeo demonstra a diversidade presente entre os Maristas de Champagnat. E traz à luz a importância de contarmos com tantos pontos de vista somados em nossa missão.
Ser Marista é…
“Nós recebemos respostas inspiradoras de pessoas que vivem o Carisma Marista no dia a dia. São Irmãos, leigos, leigas, colaboradores e colaboradoras que trabalham nas diversas Frentes de Missão, para manter vivo o sonho de Champagnat”, destaca o Ir. Miguel Fernandes Ribeiro, diretor de Identidade, Missão e Vocação da Província.
A saber, o vídeo reúne mais de 40 depoimentos. Entre eles: a participação do Ir. Zeferino Zandonadi, que é um dos Irmãos com mais tempo de Vida Consagrada em nossa Província; o relato de um integrante da PUCPR que é colaborador Marista há mais de 40 anos; o testemunho em libras de uma professora de Escola Social; contribuições de jovens que gravaram uma fala diretamente de Lisboa, durante a Jornada Mundial da Juventude; e muito mais.
Para o diretor executivo da Organização Religiosa da Província Marista Brasil Centro Sul (PMBCS), José Leão da Cunha Filho, uma maneira de ser Marista “é ser justo e amável com as pessoas no dia a dia”.
De acordo com o Ir. Carlos Wielganczuk: “Ser Irmão Marista é seguir Jesus Cristo do jeito de Maria. Eu diria mais: agir e viver a partir de Jesus Cristo. E, com Ele, espalhando o seu Reino, acolhendo as pessoas, amando as pessoas, também rezando por aquelas que têm maior dificuldade. E não deixar nunca de rezar por nossos educadores, alunos, todos aqueles que colaboraram desde o início do Instituto até hoje, para que Jesus Cristo continue sendo conhecido e amado do jeito de Maria. Eu diria também do jeito simples, profundo e acolhedor de São José. Claro que Champagnat seguiu tudo isso. Por isso que nós temos uma pequena semente do Instituto atendendo milhares e milhares de alunos. Para mim, ser Irmão Marista é ter essa abertura para Deus e para a humanidade”.
Confira o vídeo:
E para você? O que é ser Marista?
Leia também
>>> Dia do Marista 2023 destaca a força da união e o jeito de ser inspirado em Maria