Os integrantes do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) aceitam o chamado para integrar a fé e suas vidas. Com inspiração no documento Água da Rocha, que fundamenta a espiritualidade Marista, cuidam da dimensão mística e profética que nos faz viver em Deus. E essa paixão por Deus é que conduz a compaixão pelos demais.

Com isso em mente, todos os anos os fraternos do MChFM desenvolvem, em suas comunidades, ações sociais e projetos de sustentabilidade, de acordo com a realidade de cada local. Em 2022, certamente não foi diferente. Em seguida, estão vários exemplos de gestos concretos de solidariedade realizados no fim do ano, com o intuito de ser farol de esperança para pessoas que estavam precisando.

 

F.Maria de Nazaré Gesto concreto 2022Fraternidade Maria de Nazaré e Fraternidade Irmão Panini

Os leigos e leigas das fraternidades Maria de Nazaré e Irmão Panini, em São Paulo (SP), se uniram para fazer uma campanha de arrecadação para captação de recursos para ajudar no pagamento do 13º salário dos colaboradores do Espaço Educacional São Francisco, na comunidade de Heliópolis.

A saber, a soma das doações chegou a R$ 1.360. “Não foi uma fortuna, mas ajudamos no nosso alcance. E a gratidão de todos nos anima e ensina muito”, afirma Erica Guimarães Ribeiro, animadora da Fraternidade Maria de Nazaré.

Ela explica que a localidade é alta vulnerabilidade para as crianças. “As Irmãs não recebem subsídios da prefeitura, pois o espaço ainda não foi reconhecido pela Secretaria Municipal de Educação (Champagnat também passou por isso). Contam apenas com a colaboração das famílias e amigos para manter o atendimento das crianças em período integral. As dificuldades são muitas, mesmo assim fomos acolhidos com cartões, abraços, apresentações e café! Foi especial”, compartilha Erica.

 

Fazenda Rio Grande Frat. Jesus, Maria e JoséFraternidade Jesus, Maria e José 

Em Fazenda Rio Grande (PR), os participantes da Fraternidade José, Maria e Jesus fizeram uma bonita ação para proporcionar um momento de carinho para pessoas em situação de rua. Assim, eles foram às compras e montaram 40 marmitas para distribuir.

“A fraternidade não é somente o dom que recebemos na vocação, é também o dom que partilhamos, e com nossos corações agradecidos, louvamos a Deus e acolhemos os menos favorecidos”, diz o Irmão Edicarlos Coelho, assessor do grupo.

 

Fraternidade Família de NazaréFraternidade Família de Nazaré   

Em Cascavel (PR), a Fraternidade Família de Nazaré levou solidariedade para a Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora das Graças, para as Irmãs Franciscanas da cidade, para as Irmãs Clarissas do Mosteiro Divina Providência e para a Biblioteca do Recanto Mundo Jovem.

“No intuito de tentarmos fazer a diferença, nos propusemos e arrecadamos mantimentos, kits de higiene, roupas e, excepcionalmente este ano, livros para doação”, conta Gislaine K. Arnold, animadora da Fraternidade.

 

Fraternidade Chama de Ponta GrossaFraternidade Chama

A partir das motivações feitas no Encontro Provincial do MChFM, a Fraternidade Chama, de Ponta Grossa (PR), optou por uma atividade missionária no Centro Terapêutico Copiosa Redenção, que acolhe dependentes químicos. O grupo passou uma tarde junto às mulheres em tratamento.

A fraterna Rita realizou uma dinâmica a partir de um círculo. Em síntese, uma partilha de vida motivada pela escolha de um símbolo e de uma palavra. “As partilhas foram riquíssimas e significativas. Encontramos pessoas que já tiveram contato com a formação Marista, isso foi um aspecto gratificante como família Marista que somos”, relata Luciano de Oliveira, animador da Fraternidade.

Luciano e Mariani fizeram uma breve apresentação sobre Maria, a Boa Mãe, e São Marcelino Champagnat. O fraterno também realizou um número de mágica, relacionando-o com uma mensagem de esperança. Além disso, o leigo Mário Lopes contextualizou o Movimento Champagnat da Família Marista, partilhando a experiência de Champagnat com o jovem Montagne.

“Com o coração gratificado, encerramos nossa ação naquele lindo espaço de vida. Queremos a cada dia, a exemplo de Maria Boa Mãe, ser presença significativa como Família Marista Global, seguindo os passos de nosso fundador”, destaca Luciano.

 

Fraternidade São Francisco

Os integrantes da Fraternidade São Francisco, de Chapecó (SC), realizaram a doação de 50 livros de literatura, doces e fraldas para uma casa de acolhida de crianças e jovens em vulnerabilidade. A animadora Francieli Marion Gartemann conta que essa já é uma ação tradicional do grupo, realizada há quatro anos na mesma instituição. E lembra que as crianças “precisam de ajuda e de visitas para confortá-las”.

 

São Bento F.L'Hermitage

Fraternidade L’Hermitage

Zuleica Sousa Voltolini, da Fraternidade L’Hermitage, de São Bento do Sul (SC), conta que os fraternos arrecadaram cestas básicas para uma ação social junto à Igreja Matriz. Nessa mesma Igreja, eles também contribuem com a missa, sempre no 4º domingo.

 

Fraternidade Sagrada Família

O grupo da Fraternidade Sagrada Família, de Curitiba (PR), focou na doação de fraldas para as crianças do Lar O Bom Caminho, que atua principalmente na área de assistência social. 

“No Lar são atendidas 20 crianças, encaminhadas pelas Varas da Infância e da Juventude, por intermédio da Central de Vagas. Uma vez que mais de 50% das crianças são recém-nascidas, no período de acolhimento precisam de atendimento constante, com qualidade, desde os cuidados de higiene, alimentação, atendimento médico e psicológico, até inserção na comunidade”, ressalta a animadora da Fraternidade, Eugenia Maria Sobral Marques.

 

Fraternidade RoseyFraternidade Rosey

Prestes a completar 18 anos de uma caminhada significativa em Maringá (PR), a Fraternidade Rosey realizou diversas iniciativas ao longo do ano. Entre elas estavam a preparação dos tapetes de Corpus Christi com obras de arte sacra e a parceria com as mães artesãs do Colégio Marista de Maringá, para confecção de lembranças de final de ano destinadas aos alunos da Escola Social Anita Cordeiro, de Paiçandu. 

Além disso, o grupo colaborou na preparação das refeições durante um Retiro Vocacional de Seminaristas e nos encontros da Pastoral Juvenil Marista (PJM) no colégio. “Uma relação de troca, em que íamos servir e saíamos de lá servidos de carinho e reconhecimento dos alunos”, destaca a animadora Helena Moreno Zorman.

“Continuaremos com fé nossa trajetória porque ser fraterno marista é redescobrir a paixão que moveu o coração de São Marcelino Champagnat de tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Que a Nossa Boa Mãe nos abençoe”, afirma Helena. 

 

Sem dúvida, nosso fundador, Marcelino Champagnat, sabia que a espiritualidade também tem a ver com o que fazemos na prática. Se concretizamos, de fato, o jeito Marista de ser. E lembrava que, em primeiro lugar, é preciso querer. Que esses exemplos de solidariedade possam ecoar em nossos corações e ações em 2023.