Conforme dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde, anualmente, centenas de milhares de pessoas tiram a própria vida. No Brasil, todos os dias cerca de 32 pessoas dão fim à própria vida. Isso corresponde, em média, a uma morte a cada 45 minutos. Apesar de serem alarmantes, segundo a própria Organização, as estatísticas podem ser ainda maiores em decorrência da subnotificação. 

Atenta a esta realidade, a PUCPR realiza neste mês a campanha Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida. A iniciativa tem a finalidade de conscientizar a comunidade acadêmica sobre esta temática tão importante. 

De acordo com o coordenador do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP) da PUCPR, Saulo Geber, “o tema do suicídio se tornou ainda mais sensível desde o início da pandemia da Covid-19, pois vivemos momentos de perdas físicas, sociais e financeiras”.

Programação do Setembro Amarelo

Por isso, para o ano de 2021, a Universidade preparou uma série de ações para os estudantes, professores, colaboradores e a comunidade externa. Tudo isso com o intuito de dar visibilidade a um assunto que ainda é considerado tabu, mas é responsável pela morte de milhares de pessoas em todo o mundo.

Nos dias 10 e 11 de setembro, a PUCPR transmitiu, em seu canal do Youtube, o II Simpósio Saúde Emocional e Valorização da Vida. A saber, desde 2003, a International Association for Suicide Prevention (IASP) instituiu 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Em seguida, confira os vídeos com as palestras:

Saúde emocional na Universidade, para além do Setembro Amarelo

A psicóloga Beatriz Vaz, que também faz parte do SEAP e é uma das organizadoras da campanha, explica que o Setembro Amarelo tem sido tratado por duas perspectivas principais. Primeiramente, a partir do reconhecimento de que pessoas vivem situações de sofrimento psíquico, demandando momentos e espaços de acolhimento, cuidado e intervenção. 

Em uma segunda perspectiva, também se identifica a importância de tratarmos o tema em uma visão positiva de vida. Ou seja, a necessidade de buscarmos estabelecer laços saudáveis com a vida, por meio do encontro, troca, felicidade e harmonia.

Vale também destacar que, apesar de o mês de setembro trazer uma maior visibilidade ao tema da prevenção do suicídio, as ações de promoção da saúde emocional acontecem durante todo o ano na Universidade. 

É o que conta a psicopedagoga do SEAP, Ana Michelotto, que atua no setor de apoio aos estudantes. “Estes temas são abordados por meio de ações de acolhimento, oficinas, rodas de conversa, capacitações e também encaminhamentos para redes externas de cuidado e atenção à saúde. Ações estas destinadas aos nossos estudantes, professores, colaboradores e público externo de nossa comunidade”.

Anote na agenda

>> Confira a programação completa organizada pela PUCPR para o mês de setembro de 2021.

>> Saiba mais no site da campanha.

Banner Setembro Amarelo PUCPR

Podcast

Além disso, mais uma dica de material para reflexão sobre esse assunto é o episódio 14 do podcast da Editora Paulus. Um bate-papo com os autores do livro “Quando a vontade de viver vai embora”.

Padre Thiago Faccini Paro e o Pastor da Igreja Oxygen Church, Christopher Marques, unem forças para abordar temas como o sofrimento, imperfeições e limitações. Segundo eles, ninguém é perfeito o tempo todo, é preciso redescobrir o sentido da vida.

>>> Ouça aqui.