Estamos chegando a maio, o Mês de Maria e Mês das Mães. Por isso, compartilhamos um depoimento da fraterna Simone Marie Perotta. Ela é integrante do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) em Curitiba, na Fraternidade Sagrada Família. 

 

A figura de Maria em nossa família

Há duas décadas nossos filhos estudaram no Colégio Marista Paranaense e participavam da Pastoral Juvenil Marista. Assim, por ocasião desta participação, surgiu o convite para ingressarmos no Movimento Champagnat da Família Marista.              

O Movimento reúne pessoas que desejam partilhar mais plenamente a espiritualidade e o sentido da missão herdada de Marcelino Champagnat. Nesse movimento, a participação é aberta para afiliados (Instituto Marista), jovens, pais, colaboradores, antigos alunos, amigos, possibilitando aprofundar o espírito de nosso Fundador para dele viverem e compartilharem o legado. 

Nessa caminhada, Maria nos foi aproximada, a “Boa Mãe”. Com essa denominação aqui instituída, carinhosamente interpelamos sua intercessão diariamente em nosso momento orante.

O projeto de vida do MChFM é um caminho para desenvolver a vida comunitária e fonte de inspiração para troca de experiências entre os pares, fortalecer a vocação marista e suas interlocuções entre Irmãos e Leigos, aproximando novas dificuldades temporais e fortalecendo o processo de autoeducação por nossa Mãe Maria. 

Aprendemos que chegamos ao filho pela intercessão da Mãe. Ela é a porta pela qual Deus veio a nós e pela qual nós chegaremos a Ele. A exemplo de São João, que aos pés da cruz aceita Maria como Mãe, nós a levamos para nossas casas. Levamos para o nosso coração e para a nossa família. Maria nos ajuda a viver mais profundamente nossa aliança batismal e nosso compromisso como autênticos cristãos.

Acreditamos que ninguém como Maria recebeu, em tão grande plenitude, a missão de interceder por nós junto do Pai. “Maria é, sem dúvida, no plano de Deus, o caminho mais rápido, mais eficaz e mais seguro, para chegar a uma união e a um conhecimento vital de Cristo” (Pio X).

“Maria é o canal pelo qual o Senhor faz chegar até nós sua graça” (São Bernardo). Ela é a “Mãe da Igreja” (Paulo VI), a “Educadora da fé” e a “Pedagoga do Evangelho” (Puebla). Maria é a Mãe de Cristo e sua grande missão é conduzir todos os homens n’Ele, ao Pai.

E com toda a doçura de Maria, nossa família foi se deixando lapidar por seu amor e ternura. E o sentimento de gratidão brota em nossos corações, pois como leigos Maristas, foi possível vivenciar o imenso amor de nossa Mãe por nós, que se estabeleceu em nosso lar e em nossa família. Salve Maria!

 

Simone Marie Perotta
Fraternidade Sagrada Família de Curitiba (PR)