Está chegando o Dia de Marcelino Champagnat! Uma data para relembrar o testemunho cristão de um homem simples, que construiu sua obra fundamentado pelo poder transformador da educação. E que, há mais de 200 anos, nos inspira a compartilhar com o mundo os ensinamentos de Jesus, principalmente a exemplo de Maria.

A cada ano, no dia 6 de junho, os Maristas de Champagnat renovam o compromisso de dar continuidade a esse legado iniciado por São Marcelino. Além disso, dão graças por sua vida, sua coragem e sua generosidade de crer infinitamente no amor.

Vamos celebrar juntos?

Em 2020, devido aos cuidados para prevenção da Covid-19, a Festa de São Marcelino Champagnat será diferente de todas as outras realizadas anteriormente. Porém, não menos importante ou profunda. 

A Província Marista Brasil Centro-Sul convida a todos para a Celebração Eucarística virtual que será presidida por Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba. A missa será no dia 6 de junho, às 10h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Farol 1817 no Youtube. 

Desse modo, cada um de sua casa, Irmãos, Leigos e Leigas, colaboradores, voluntários, jovens e a comunidade estarão conectados, unidos neste momento de agradecimento e de renovação de forças para a caminhada.

São Marcelino Champagnat

Marcelino José Bento Champagnat nasceu em 20 de maio de 1789, em Rosey, na França. Foi presbítero da Sociedade de Maria e Fundador do Instituto dos Irmãozinhos de Maria, ou Irmãos Maristas das Escolas (FMS), que hoje conhecemos como Instituto Marista

Por ter nascido no ano da Revolução Francesa, viveu em uma época conturbada, tanto pelos graves conflitos políticos quanto pelas dificuldades de acesso à formação. Devido à sensibilidade demonstrada pelas necessidades pastorais do seu tempo, concebeu o projeto de fundar um Instituto de Irmãos, que se dedicassem à educação e à formação religiosa das crianças e dos jovens. Maria, a quem chamava de Boa Mãe, foi seu maior modelo no seguimento de Jesus Cristo.

São Marcelino faleceu em 6 de junho de 1840. Por consequência de seu testemunho de vida e sua obra, foi canonizado em 18 de abril de 1999, pelo Papa João Paulo II. Sem dúvida, a história deste santo é um estímulo para o olhar atento às necessidades atuais e para a ação em busca de um mundo melhor.

>> Confira o podcast “Testamento Espiritual do Padre Champagnat”

Serviço

Festa de São Marcelino Champagnat
Data: 6 de junho
Horário: 10h30
Onde: canal do Farol 1817 no Youtube