Com o intuito de somar esforços em prol da Educação, o Papa Francisco lançou o Pacto Educativo Global. Simbolicamente, esse lançamento foi realizado em um evento virtual no dia 15 de outubro de 2020. Data em que celebramos a importância dos educadores. E o papel transformador que desempenham.

A saber, a iniciativa conta com o apoio da UNESCO e de várias instituições acadêmicas. Mas quer chegar ainda mais longe. Por isso, é importante que a sociedade como um todo tenha a oportunidade de conhecer o documento. E, assim, contribuir para os sete compromissos que o Papa Francisco propõe para um mundo diferente.

Em síntese, o Pacto tem como objetivos: colocar a pessoa no centro, ativar as melhores energias e educar a serviço da comunidade.

Dicionário do Pacto Global Educativo 

Recentemente, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) lançou o Dicionário do Pacto Global Educativo. Em resumo, o documento traça pedagogicamente os pilares do Pacto Educativo Global do Papa Francisco em prol de políticas educacionais e institucionais.

>>> Acesse aqui o documento.

Convite do Papa Francisco e do nosso Superior Geral

Em carta endereçada a todas as Províncias, o Irmão Ernesto Sánchez, Superior Geral do Instituto Marista, nos escreve:

“O Papa Francisco convida-nos a comprometer-nos para oferecer uma formação que fomente um novo tipo de humanidade. Já estamos trabalhando e vamos por um bom caminho em vários aspectos propostos pelo Papa, enquanto que em outros temos que nos adaptar e/ou abraçar o novo. Convidou-nos a adotar o logotipo do Pacto Educativo Global, para mostrar publicamente nosso apoio. Como Administração Geral, acreditamos que é oportuno fazer este gesto de demonstração do nosso compromisso. Cada Província e Distrito está convidado a estudar a ideia e ver se é apropriado fazer o mesmo”.

Por isso, nós, da Província Marista Brasil Centro-Sul, reafirmamos nosso compromisso com a missão educativa e evangelizadora que São Marcelino Champagnat. E que, sem dúvida, está muito alinhada ao chamado que o Papa Francisco faz. 

Dessa forma, também confirmamos nosso apoio ao Pacto Educativo Global.

Vídeo do lançamento do Pacto Educativo Global


Saiba mais

Para saber mais a respeito o conteúdo do Pacto Educativo Global, bem como sobre as reflexões do Papa Francisco que fundamentam esse chamado, acesse:

>>> Página do Instituto Marista sobre o Pacto Educativo Global. 

>>> Página em português do Pacto Educativo Global.

>>> Mensagem do Papa Francisco para o lançamento do Pacto Educativo Global.