O Dia de São José, celebrado em 19 de março, lembra o papel fundamental do pai adotivo de Jesus. Um homem de caráter exemplar e exemplo a ser seguido por todos. São José é considerado padroeiro dos trabalhadores e das famílias, além de Patrono Universal da Igreja Católica. São Marcelino Champagnat o escolheu também como patrono da missão Marista no mundo.

Para inspirar, que tal escutar o Hino de São José? 

Virtudes

Por meio da Carta Apostólica Patris Corde, o Papa Francisco fala sobre o papel fundamental desempenhado por São José e exalta sete virtudes dele para com Jesus:

  • Pai amado
  • Pai na ternura
  • Pai na obediência
  • Pai no acolhimento
  • Pai com coragem e criatividade
  • Pai trabalhador
  • Pai na sombra

“Sejam sábios como ele, prontos para compreender e colocar em prática o Evangelho. Na vida, no trabalho, na família, nos momentos de alegria e tristeza São José procurou e amou constantemente o Senhor”, afirma o Papa Francisco no documento.

Durante sua jornada com Maria, São José passou por situações desafiadoras que, por fim, evidenciam sua coragem e determinação, conforme lembra o Irmão Carlos Wielganczuk:

Perplexidade: Quando Maria ficou grávida, José decidiu abandoná-la em segredo para evitar a difamação pública de uma mulher solteira e grávida na época;

Decisão: Em um momento de decisão, ao ter um anjo aparecendo em sonho para ele, entendeu o chamado de Deus e da obra do Espírito Santo em sua vida e na vida de Jesus;

Determinação: Após o contato com o anjo, José assim recebe Maria como sua esposa.

Grande devoto de São José, Ir. Carlos afirma que considerar ele, isolado de Maria e Jesus, reduz a missão confiada a ele por Deus dentro do mistério da salvação. “São José foi dócil ao Espírito Santo, caminhou na fé a agiu sempre, silenciosamente, conforme a vontade de Deus. Para nós Maristas, desde nossas origens e o desejo expresso do nosso Santo Fundador Champagnat, com Maria nossa Boa Mãe, ele é um dos nossos principais padroeiros”, afirma.

Valores de São José

Três valores Maristas vividos na prática por São José valem de exemplo para os Maristas:

Simplicidade: Vivendo de maneira humilde, São José mostra que a verdadeira grandeza está em apreciar e valorizar as pequenas coisas;

Espírito de Família: José nos ensina sobre a força dos laços familiares e a importância de criar um ambiente de amor, respeito e apoio mútuo. Seu exemplo nos encoraja a cultivar relações familiares sólidas dentro de nossos lares, mas também em nossas comunidades.

Amor ao trabalho: Seu trabalho como carpinteiro não era apenas um meio de sustento, mas também uma forma de servir a Deus e à sua família. José nos ensina a abordar as tarefas diárias com espírito de excelência e integridade, lembrando-nos de que todo trabalho, grande ou pequeno, tem valor e dignidade.

E por falar em amor ao trabalho, que tal se inspirar por uma entre as tantas belas orações dedicadas São José?

Oração pela boa convivência no trabalho

São José Operário, “Patrono dos trabalhadores”, que viveste do trabalho de tuas mãos, suprindo com dignidade e exemplo o sustento da Sagrada Família, concede-me a graça, através de Deus, de ter sempre uma boa convivência no meu ambiente de trabalho. Ajuda-me a ser humilde e a colocar-me à serviço do outro, exercendo com honestidade a função que me foi designada.

Faze-me compreender quanto amor e dedicação devo depositar nas tarefas que realizo, por mais simples que elas sejam.

Ó bem-aventurado São José, pai adotivo de Jesus Cristo, que eu não seja prejudicado por ninguém. Ensina-me também a não prejudicar o outro e a promover a concórdia, a caridade, a paciência, a humildade, o respeito, a tolerância e o amor fraterno, junto a todos que trabalham comigo.

Protege-me da corrupção, da inveja, da ganância, da maledicência, da ambição, da cobiça, do cinismo e de todos os males que me cercam. Tu, que foste homem virtuoso, de beleza incomparável a Deus, roga por mim junto a Nosso Senhor, para que eu exerça com sabedoria, discernimento e profissionalismo tudo o que me for confiado.

Ó pai José, cujo nome significa “Deus, faça crescer”, semeia, no nosso coração, virtudes semelhantes às que tivestes, para que possamos irradiar onde quer que estejamos.

São José operário, intercede a Deus por nós!

São José operário, guia-me pelo caminho que conduz ao Céu!

Amém!

Reflexão

Quais são as virtudes de São José que inspiram a Missão Marista? Quais são as atitudes de São José que inspiram a sua vida? Que São José possa nos inspirar nesta reflexão e neste dia!

Leia também:

Dia de São José: 3 orações para inspirar a proteção das famílias

Simplicidade e espírito de família: valores que aprendemos com São José

O exemplo de São José para ser feliz no trabalho

 

 

Dia de São José: um exemplo de cuidado, fé e trabalho