Os participantes da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos redigiram uma carta-mensagem para todo o povo de Deus. O texto foi publicado quarta-feira, 25 de outubro.  

Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação e presidente da Comissão para a Informação, especificou que a Comissão para o documento de síntese pensou em um texto para contar a todos, sobre a experiência vivida pelos membros do Sínodo. 

Acesse a mensagem na íntegra aqui! 

Assembleia Geral  

O tema da XVI Assembleia do Sínodo dos Bispos é “para uma igreja sinodal: comunhão, participação, missão”.  

O encontro no vaticano, entre os dias 4 e 29 de outubro deste ano, faz parte da fase celebrativa, que coincide com a Etapa Universal, dividida em duas sessões, outubro de 2023 e outubro de 2024. 

Vale ressaltar que o Superior Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez Barba, é um dos 5 representantes da União dos Superiores Gerais (USG) na Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. 

O Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, tem acompanhado o caminhar e o pulsar da Igreja com o Sínodo dos Bispos (1ª. sessão). De acordo com ele, é notório o protagonismo e a lucidez do Papa Francisco nesse evento eclesial.