O Superior Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez Barba, será um dos 5 representantes da União dos Superiores Gerais (USG) na Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em outubro próximo no Vaticano.

O Irmão Ernesto foi eleito na USG em maio passado para participar, juntamente com os Superiores Gerais dos Jesuítas, Cistercienses, Irmãos do Sagrado Coração e Missionários Combonianos. Juntamente com cinco Irmãs Religiosas da UISG, eles serão os dez representantes da Vida Religiosa no Sínodo. Todos terão direito a voto, assim como alguns leigos que estarão presentes no Sínodo. “O processo sinodal é um momento importante na Igreja para ouvir e dialogar, seguindo as intuições que o Espírito está nos ditando em nossos dias. É um privilégio participar da Assembleia Sinodal de outubro e estamos todos convidados a continuar fazendo parte desse importante movimento”, comentou o Ir. Ernesto.

A assembleia sinodal contará com 363 membros com direito de voto. “Procuramos incluir uma representação de todo o povo de Deus”, afirmou o cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo, durante a apresentação da lista dos participantes, que se deu no dia 7 de julho, na Sala de Imprensa do Vaticano

O Ir. Ernesto participou também do Sínodo dos Jovens, em 2018, representando igualmente os superiores gerais. O tema desse sínodo foi “Jovens, fé e discernimento vocacional

Igreja Sinodal

O tema da XVI Assembleia do Sínodo dos Bispos é “para uma igreja sinodal: comunhão, participação, missão”. Trata-se de um processo com diversas fases, iniciado em outubro de 2021 e que terminará com a segunda sessão, em 2024. Desde a Constituição Apostólica Episcopalis communio, de 2018, o Sínodo se tornou um evento em processo, articulado em três fases sucessivas (preparatória, celebrativa e atuativa). O encontro no vaticano, de 4 a 29 de outubro deste ano, faz parte da fase celebrativa, que coincide com a Etapa Universal, dividida em duas sessões, outubro de 2023 e outubro de 2024.

A Etapa universal começará com uma Vigília de oração ecumênica, no dia 30 de setembro. Em seguida, de 1º a 3 de outubro, os participantes participarão de um retiro espiritual.

O Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, envia mensagem sobre a participação do Superior do Instituto no Sínodo dos Bispos:

“Alegremo-nos com a escolha do Ir. Ernesto Sánchez, SG, para participar com direito a voto da XVI Assembleia do Sínodo dos Bispos de Outubro/23. Ele é um dos 5 representantes da União dos Superiores Gerais (USG) no Sínodo. Maria — Mãe de Deus, está presente no caminho sinodal, porque é Mãe da Igreja e de todos aqueles que são companheiros e discípulos de Jesus. Cada vez que nos sentimos perdidos, confusos ou hesitantes no caminho, basta olharmos para Ela que nos indica Jesus — Caminho, Verdade e Vida”. (Ir. Benê Oliveira – Superior Provincial da PMBCS)