A União Marista do Brasil, em consonância com a Conferência dos Religiosos do Brasil, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, repudia veementemente os atos contra o Estado Democrático de Direito, do último domingo, 8 de janeiro, na Capital Federal. Abaixo, notas oficiais da CRB, CNBB e da ANEC.

 

NOTA DE REPÚDIO CRB

Onde houver ódio que eu leve o Amor (Francisco de Assis) A Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB – expressa o mais veemente repúdio aos atos terroristas acontecidos neste domingo, 8 de janeiro de 2023, no Distrito Federal.

A depredação dos prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, mais do que um ato de vandalismo, são um ataque simbólico às Instituições democráticas tão duramente construídas e defendidas pelo povo brasileiro.

Urge que seus fautores, mentores, instigadores e financiadores sejam identificados, responsabilizados e punidos conforme as leis brasileiras, às quais todos os cidadãos estão submetidos, para que atos semelhantes não voltem a se repetir.

Convidamos a toda a Vida Religiosa Consagrada a unir-se em oração e em ação para que a nação brasileira tenha a força, coragem e a serenidade necessárias para superar o ódio e violência criminosamente semeada nas mentes e corações de alguns poucos que tentam destruir a possibilidade de convivência pacífica e amizade social entre brasileiros e brasileiras.

Que a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, o Servidor e Construtor da Paz e a força do Espírito do Amor nos conduzam na missão de construtores e anunciadores da Paz e do Bem.

Confiamos a nossa Mãe Aparecida o destino do Brasil e a pacificação fraterna e solidária para todo o querido povo brasileiro.

Fonte: CRB

 

NOTA DE REPÚDIO CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), perplexa com as graves e violentas ocorrências em Brasília, pede serenidade, paz e o imediato cessar dos ataques criminosos ao Estado Democrático de Direito. Estes ataques devem ser imediatamente contidos e seus organizadores e participantes responsabilizados com os rigores da lei. Os cidadãos e a democracia precisam ser protegidos.

Fonte: CNBB

 

NOTA DE REPÚDIO ANEC

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) manifesta seu repúdio aos atos perpetrados contra o Estado Democrático de direito, no último domingo, 8 de janeiro, na Capital Federal. As autoridades públicas, os cidadãos e a Democracia precisam ser protegidos.

A ANEC defende que todo ato contra a Democracia Brasileira deve ser investigado e os organizadores, patrocinadores e participantes devem ser responsabilizados nos rigores da lei. Somente a justiça e o diálogo promovem a paz que o país necessita para continuar a caminhada para uma sociedade mais fraterna.

Fonte: ANEC