O comprometimento dos Leigos Maristas com a missão demonstra que Deus tem várias formas de fazer o seu chamado. E que nós temos diversos caminhos para respondê-lo. 

Durante a terceira etapa do Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical, em Roma, no final do ano, cerca de 100 pessoas de diferentes Unidades Administrativas puderam celebrar a vivência desse chamado. E debater sobre estratégias para fortalecer a atuação desse público, em prol de ações concretas pelas crianças, adolescentes e sociedades que mais precisam.

Carta aos Leigos da Região América Sul

Com o intuito de partilhar ensinamentos vivenciados durante o Fórum em Roma, os participantes da Região América Sul compartilham uma mensagem com os demais leigos de suas comunidades. 

“A palavra que nos marcou neste encontro foi RUAH (Espírito), sopro de vida, sopro de Deus. Já falamos muito sobre sentir esse sopro, que nos inquieta e nos inspira a continuar caminhando com audácia”, contam na carta.

Em suma, o documento apresenta quatro tópicos principais, que devem nortear as ações nas Províncias:

  • A vocação marista é uma forma preciosa de viver o carisma de Champagnat, tornando vida o Evangelho no estilo de Maria, a partir do nosso ser laical ou de Irmão.
  • Acreditamos que é necessário percorrer um itinerário de formação e acompanhamento para que esta vocação laical seja atual, significativa e profética no mundo de hoje.
  • Todos somos convidados a nos comprometer quando soubermos que chegou a nossa hora.
  • Esperamos tempos melhores em que a Igreja e o mundo reconheçam que a vocação marista laical é um estilo de vida que nos faz felizes. 

Ademais, a carta destaca que temos um caminho a percorrer juntos. Abertos ao que o Espírito nos oferece, com uma atitude de acolhida e docilidade como Maria.  

>>> Leia a carta aos Maristas da Região América Sul na íntegra.

Partilhando

Uma maneira de se manter bem-informado sobre as novidades dos Leigos Maristas de todos os países é acessando o boletim “Partilhando”. 

A edição número 19, por exemplo, traz diversos ensinamentos e diversos temas trabalhados na etapa presencial do Fórum em Roma. 

A saber, essa é uma publicação mensal. Cada número é elaborado por Leigos de uma das seis regiões do Instituto Marista. Para receber os informativos em primeira mão, você pode se inscrever neste link

>>> Clique aqui para ver as edições anteriores do “Partilhando”.