A Campanha da Fraternidade teve início em 1961. Na ocasião, três sacerdotes, Dom Eugênio de Araújo Sales, Heitor de Araújo Sales e Otto Santana planejaram uma campanha com a finalidade de assegurar a ajuda aos pobres. Eles trabalhavam na Cáritas Brasileira, um dos organismos da CNBB, e tinham como objetivo arrecadar recursos a fim de financiar as atividades assistenciais da instituição. A ação foi batizada de “Campanha da Fraternidade”.

Pela primeira vez, realizaram a Campanha da Fraternidade na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, durante a Quaresma de 1962. Portanto, devido ao sucesso da experiência, ampliaram a campanha para mais 16 dioceses do Nordeste em 1963. Nos seguintes estados: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Progressivamente, outras dioceses foram aderindo a essa campanha e em 1964 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou-a em todas as dioceses do país, cujo tema foi: “Igreja em Renovação” e o lema: “Lembre-se: você também é Igreja”.

A saber, a Campanha da Fraternidade surgiu no contexto do Concílio Vaticano II (1962-1965), período de renovação da Igreja Católica. Em comunhão com as decisões do Concílio Vaticano II e as Conferências-Gerais do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, os bispos brasileiros fizeram o lançamento do Projeto da Campanha da Fraternidade para todo o Brasil como gesto concreto, no período da Quaresma. Desde então, até os dias atuais, a CF é realizada em todas as dioceses do Brasil.

Vale ressaltar que o principal objetivo da Campanha da Fraternidade é despertar a solidariedade dos cristãos e da sociedade a respeito de um problema real que atinge a sociedade brasileira. Buscando caminhos e soluções para enfrentar e solucionar tais problemas.

Conheça todos os temas da Campanha da Fraternidade desde seu lançamento aqui!

Campanha da Fraternidade 2024

Em 2024, o tema da campanha é “Fraternidade e amizade social”. E a inspiração bíblica que serve como lema é: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

A proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é despertar a consciência para a importância e a beleza da fraternidade humana.

Para acessar a página especial e explorar todos os materiais disponíveis, clique aqui.