Nascido em 1789, São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, encanta-se pela educação inspirado por Deus.

Dedicou-se à vida religiosa e, com fé em Maria, a Boa Mãe, construiu uma obra educativa dedicada à educação evangelizadora de crianças, adolescentes e jovens, especialmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Em 1840, Marcelino Champagnat morre aos 51 anos, em L’Hermitage. Hoje, após mais de 200 anos de história, os Maristas de Champagnat (Irmãos, Leigos, Leigas e Colaboradores) ainda dão continuidade à sua obra de educação evangelizadora e cuidam da sustentabilidade da Missão em mais de 79 países, com a orientação e apoio da Casa Geral.

O Ir. João do Prado, Conselheiro Geral, complementa o texto e traz dicas para os futuros visitantes.

Casa Geral

A Casa Geral do Instituto Marista está localizada em Roma. Ela é o ponto de comunhão de todas as Províncias e Distritos Maristas do mundo. Nela, encontra-se as Comunidade do Conselho Geral, que é formada pelo Ir. Superior Geral, Vigário Geral, Conselho Geral, Ecônomo e Secretário Geral. O Ir. João do Prado explica que ela também acolhe a Comunidade da Administração Geral, da qual fazem parte os Irmãos que trabalham nos diversos Secretariados e Departamentos a nível do Instituto e alguns estudantes que vem de outros países do mundo marista para cursos e especializações em Roma. Além disso, ela abriga os organismos que auxiliam na animação e governo do Instituto Marista, como os Secretariados.

O grande arquivo histórico e patrimonial do Instituto e a Secretaria Geral também estão lá. Quem visita a Casa pode ter acesso a documentos importantes de Marcelino Champagnat e dos primeiros Irmãos para a realização de pesquisa do Patrimônio histórico e espiritual Marista.

Ainda aos visitantes, o Ir. João do Prado diz que também é possível conhecer a estrutura dos Secretariados de Educação e Evangelização, Solidariedade, Irmãos Hoje, Laicato Marista.  Além disso, podem visitar o Centro Internacional de Voluntariado, o FMSI (Fundação Marista de Solidariedade Internacional), Departamento de Comunicação entre outros que estão a serviço de todas as Províncias e Distritos do Instituto. Vale ressaltar que na Casa Geral também acontecem reuniões das diversas comissões e grupos de trabalho a nível de Instituto e muitos programas de formação para Irmãos e leigos relacionados à vida e missão marista.

Por fim, o Conselheiro Geral afirma que a Casa Geral está aberta para visita a todos os Maristas que passam por Roma. “Lembrem-se, ao visitar Roma, fazer também uma visita à Casa Geral para estreitar os laços com o mundo marista” diz.

Saiba Mais!

Conheça a história da Capela de L’Hermitage

Saiba por que o Jovem Montagne foi inspiração na vida de Marcelino Champagnat

Conheça a Casa de La Valla, berço do Instituto Marista

Confira a história Marista representada na Capela Mãe da Misericórdia