Nascido em 20/05/1789, São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, encanta-se pela educação. De acordo com o Ir. Afonso Levis, Champagnat vive na própria pele a carência da boa educação e, inspirado por Deus, sonha com um Instituto de Irmãos catequistas e educadores.

Em 20/05/1816, é ordenado sacerdote, na Capela do Seminário Santo Irineu, em Lyon, na França. O Irmão explica que logo que foi nomeado coadjutor na paróquia de La Valla, Champagnat não tardou muito tempo para receber o chamado para atender um jovem gravemente enfermo, e desconhecedor das verdades da fé. O nome dele era Jean-Baptiste Montagne. “Este encontro foi importante e decisivo para a vida do recém-ordenado Padre Marcelino Champagnat”, diz.

Jovem Montagne

Imagem do Jovem Montagne do link: https://www.flickr.com/photos/fms_champagnat/albums/

De acordo com o Ir. Afonso, era o dia 28 de outubro de 1816, no povoado de Le Palais, nas proximidades de La Valla, que Marcelino se encontrou diante de um jovem e começou a atendê-lo. “No decorrer da conversa, Champagnat teve uma grande surpresa. Percebeu que aquele jovem, agonizando em seu leito de dores, apresentava grande déficit, não somente de saúde, como também na cognição dos princípios básicos da religião e das verdades da fé, e na vivência de espiritualidade. Sentiu não haver muito tempo a perder e, rapidamente, passou a instruí-lo e prepará-lo para o encontro definitivo com o Pai, falando-lhe do grande amor de Deus e de quanto Deus o amava”, relata.

Este encontro avivou a chama do “sonho” de Marcelino e incendiou seu coração. Sentiu que era chegada a hora de pôr mãos à obra. E, meditando que não se tratava de um caso isolado, decidiu lançar as bases da concretização de seu sonho: iniciar a congregar jovens para anunciar Jesus Cristo, torná-lo conhecido e amado, por meio da instrução e educação das crianças e jovens, em particular os mais desassistidos e carentes. O Irmão conta que, logo comunicou seu sonho com dois jovens. E estes aceitaram de fazer parte da concretização do sonho de Marcelino.

Em pouco mais de dois meses após esse encontro, ele iniciou o ousado projeto congregacional do qual fazemos parte: o Instituto Marista.

Saiba Mais!

Conheça a história da Capela de L’Hermitage