“Cidadania” é uma palavra comum nas salas de aula: desde pequenos aprendemos sobre a importância de ser um bom cidadão, nossos direitos e deveres. A verdade é que ser um bom cidadão e ser cristão exige atitudes semelhantes. Leia mais sobre como praticar a cidadania e ser um bom cristão. 

Se você preferir, pode escutar esse conteúdo no player abaixo:

O que é cidadania? 

 

De forma simples, cidadania é um conceito que engloba todos os direitos e deveres das pessoas em um determinado lugar. É a defesa dos direitos, mas também a determinação de obediência às normas e leis, com o objetivo de construir uma cidade mais justa, igualitária, que preza pelo bem comum. 

 

A palavra vem do latim, civitas, que significa cidade. Por isso os cidadãos são as pessoas que compartilham espaços, e estes espaços precisam de normas para serem regulamentados, e uma instituição responsável pela organização: o governo. 

 

A cidadania é dinâmica, muda constantemente, e vive no relacionamento entre cidadãos, governo e leis.

 

É comum que as pessoas precisem cumprir alguns requisitos para exercerem sua cidadania, como por exemplo: nacionalidade, idade e estar em conformidade com a lei. 

 

Ou seja, apenas pessoas nascidas no Brasil, ou que possuam a nacionalidade, podem votar em eleições. Somente aqueles acima de 18 anos de idade podem dirigir. E as pessoas que respondem a crimes e estão em sistema carcerário, por exemplo, não têm seus direitos políticos. 

 

Como praticar a cidadania e ser um bom cristão?

 

Para ser bom cidadão, é necessário entender que nossas atitudes têm consequências no todo, e estar alinhado às diretivas que prezam pelo bem comum. Ser cristão exige as mesmas preocupações. 

 

Amor ao próximo, compaixão, colaboração, generosidade, altruísmo, e tantas outras, são características que Deus nos ensinou por meio de seu filho, Jesus Cristo, que nos enviou em missão ao mundo para tocar corações. 

 

Não é possível ser cristão e não ser bom cidadão. 

 

Cristãos acreditam em igualdade, fraternidade e no amor. A cidadania defende acesso à moradia, saúde, educação, trabalho e lazer a todos, além de direitos iguais. Diante de Deus, somos todos seus filhos, sem distinção. Ser bom cidadão é praticar Seus ensinamentos diariamente. 

 

Em meio a dificuldades e obstáculos, isso pode parecer ainda mais desafiador. Como podemos praticar a cidadania em tempos de crise?

Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. (Salmos 34:19)

 

Olhar para a democracia, recorrer à colaboração e à humildade participativa, defender direitos iguais e que todos cumpram seus deveres são atitudes essenciais para ser um bom cristão e praticar a cidadania em prol da melhoria da nossa sociedade. 

 

Entender nossos direitos e deveres e lutar para que os de todos sejam respeitados é a essência do cristianismo, e também de um bom cidadão.