Sem tempo para ler o conteúdo? Você pode escutar o audiopost:

 

Como entender o chamado para ser Cristão? Como Deus nos chama? Ele o faz pelo nosso próprio nome: “eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Esta é a fórmula do Sacramento do Batismo, que nos prova que Deus nos chamou e nos dignificou: o chamado a ser cristão. 

Pelo Batismo, ganhamos um nome que se acoplou ao nosso: o de cristãos, de imitadores daquele que, antes de nós, era o Ungido do Pai com o Espírito Santo. 

Vamos entender sobre o chamado a ser cristão, a importância da comunidade, nossa responsabilidade dentro dela e refletir sobre nosso batismo?

Ser cristão é uma missão, uma responsabilidade

No Batismo, somos despertados para a fé, somos santificados e convidados a sermos pessoas que vivem com outras e crescem com elas na comunhão e no serviço. Isso forma o que chamamos de Comunidade

Participar de uma comunidade cristã significa assumir o compromisso de amar sem medidas, num puro gesto de gratuidade, ou seja, um amor que “dá a vida pelos seus amigos” (Jo 15,13). 

Uma comunidade de pessoas que professam a mesma fé, abraçam o mesmo projeto e partilham do mesmo pão.

Nela fazemos grandes amigos e alimentamos nossa fé pela palavra de Deus e da eucaristia. Para muitos de nós a comunidade se torna nossa segunda casa. Nesse espaço nos sentimos bem e encontramos companheiros de caminhada para toda a vida. 

Nos envolvemos com grupos pastorais que nos possibilitam momentos de formação, vivência, lazer e aprofundamento de nossa identidade cristã. Cada um de nós guarda na mente e no coração a lembrança daquele encontro que marcou nossa vida, seja pelas amizades feitas ou pela profunda experiência de Deus que realizou.

A comunidade é o espaço privilegiado no despertar vocacional e no fortalecimento do espírito missionário. Rezar, refletir e comprometer-se com a missão que é a essência da vida de todos os que foram batizados. Por isso a vocação à missão envolve toda a comunidade. 

Para refletir: 

  • Você sabe o significado do seu nome? 
  • Por que seus pais o escolheram?
  • O que seus pais lembram do seu batismo? 
  • Como está sua inserção na vida da comunidade eclesial? Como ela ajuda na vivência da vocação batismal? 
  • Você participa de alguma experiência comunitária? Como ela impacta sua vida?

Os pontos acima servem de norte para o início da importante reflexão sobre o chamado a ser cristão. Em um momento a sós, reze, converse com Deus e pense no seu caminho.

Depois, você pode ainda levar estes tópicos a seus familiares e entes queridos, à sua comunidade tão importante — lembre-se: eles são um pilar importante da vida cristã. 

Saiba Mais:

Vocação

A Primeira Vocação é o Chamado à Vida

Qual a essência da vida consagrada Marista?