Experimente ouvir esse conteúdo:

A oração pela saúde é um ato de amor pelos enfermos e pelos que trabalham na linha de frente pela cura. Veja como começar com esse hábito

A oração pela saúde tem profunda raiz bíblica e cristã. Vários salmos trazem essa intenção, como o Sl 6: “Senhor, meu Deus, a ti clamei e me curaste”. Jesus atendeu muitos doentes que pediam a restituição da saúde. Um caso muito bonito é narrado por Lucas. 

Um grupo de judeus pede a Jesus para curar um centurião romano, que se encontrava muito doente. O centurião, sabendo da vinda de Jesus e não querendo incomodá-lo, manda dizer-lhe uma das orações mais bonitas de cura: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. Mas dize uma palavra, e meu servo ficará curado” (Lc 7,6-7).

Neste ano, com a chegada da pandemia da COVID-19 no Brasil, sentimos ainda mais a necessidade de incluirmos nas nossas preces as pessoas afetadas por essa doença e também os profissionais que trabalham na linha de frente dos hospitais. 

Aos médicos, enfermeiros, técnicos e todos os envolvidos na missão de cuidado com a vida, dedicamos homenagens das janelas das nossas casas e os incluímos em nossas correntes de oração. Em seguida, sugestões de oração pela saúde que você pode incluir em sua prática e divulgar para seus grupos.

 

Papa Francisco: um convite para a oração pela saúde

 

O Papa Francisco tem rezado pelos profissionais de saúde, que muitas vezes colocam em risco suas próprias vidas para salvar as pessoas, e tem pedido para que façamos o mesmo.

Ainda no final de março, por exemplo, em uma missa na Casa Santa Marta, o Santo Padre voltou suas preces a médicos, funcionários de hospitais, voluntários da saúde e às autoridades que precisam gerenciar essas pessoas. “Neste momento (esses profissionais) são colunas que nos ajudam a seguir em frente e nos defendem nesta crise. Rezemos por eles”, convidou o papa.

Mais recentemente, no mês de maio, em uma de suas orações o papa aproveitou para direcionar as bênçãos a trabalhadores fundamentais, mas que muitas vezes não são notados. 

“Hoje, a nossa oração é pelas muitas pessoas que limpam os hospitais, as ruas, que esvaziam as lixeiras, que passam pelas casas para recolher o lixo: um trabalho que ninguém vê, mas que é necessário para sobreviver”, enfatizou o pontífice na ocasião.

 

Inspiração em São Lucas, patrono da medicina

 

A tradição cristã atribuiu a São Lucas o título de médico. Em seu evangelho encontramos um Jesus cheio de compaixão e misericórdia, que cuida das pessoas e ensina seus discípulos e discípulas a fazer o mesmo. Por isso podemos invocar sua intercessão, para que Deus conceda a saúde a quem necessita.

 

Oração pela saúde a São Lucas

 

“Ó São Lucas, glorioso Apóstolo e evangelista, eu te saúdo pelo Coração de Jesus; e pela alegria e doçura que o teu coração sentiu ao ensinar, do Divino Mestre, o Pai Nosso aos Apóstolos. Alcançai-me a graça de seguir com fidelidade Jesus, pelo seu caminho, com a sua verdade a favor da vida. Ó meu bom São Lucas, médico, que com as tuas santas mãos, invocando o nome de Deus, curaste tantos enfermos de tão graves doenças, rogai ao bom Jesus que me livre das enfermidades do corpo e do espírito, se for do agrado de Deus. E para maior glória por toda a eternidade. Amém.”

 

Intercessão de Nossa Senhora da Saúde

 

Uma dos títulos marianos mais evocados pelos católicos nas preces e orações pela saúde é o de Nossa Senhora da Saúde. Entre as manifestações dessa devoção está a que começou na Índia, nos anos 1500, com a aparição da Virgem em Velankanni, onde há uma grande Basílica em sua homenagem.

No Brasil, várias igrejas são dedicadas a essa devoção e os fiéis costumam recorrer à Maria em momentos de doença e aflição. Conheça a seguir uma oração tradicional à Nossa Senhora da Saúde.

 

Oração à Nossa Senhora da Saúde

 

“Virgem puríssima, que sois a Saúde dos enfermos, o Refúgio dos pecadores, a Consoladora dos aflitos e a Despenseira de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo, apelo hoje para os tesouros da vossa misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe. Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição sirva o vosso Filho Jesus e agradeça a vós, Saúde dos enfermos. Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós. Amém!”

 

O exemplo de São Marcelino Champagnat

 

Na origem do Instituto Marista está um fato que nos liga ao universo da saúde. Como jovem padre em La Valla, na França, Marcelino Champagnat fazia visitas aos doentes. Um dia foi chamado foi chamado para ir até a casa isolada nas montanhas, em Les Palais, povoado que pertencia à paróquia. Chegando lá, encontrou um jovem muito doente, chamado Jean-Baptiste Montagne. 

Na conversa com o jovem, Champagnat percebeu que o jovem não tinha frequentado a escola e não sabia nada das verdades cristãs. Falou com ele do amor de Deus e da bondade de Maria. Mas não pode fazer mais, pois o jovem faleceu em seguida.

Foi algo tão marcante na vida de Marcelino, que reforçou o desejo que já estava no coração dele de criar uma congregação de Irmãos dedicada a crianças e jovens, para tornar Jesus e Maria conhecidos e amados. O cuidado é uma das dimensões da nossa espiritualidade.

Conheça mais da história de Marcelino e outros santos aqui 

 

Dedicação Marista à saúde

 

Parte da missão Marista ocorre na promoção da saúde por meio de hospitais mantidos com a participação da instituição. A busca é sempre por proporcionar um atendimento humanizado, prezando pelo bem-estar dos pacientes e a garantia dos direitos atendidos e preservados. 

Além disso, a saúde é uma área em constante evolução tecnológica, que envolve a formação de pessoas altamente capacitadas. As instituições de cuidado com a saúde que têm ligações com os Marista colaboram diretamente para a formação de novos profissionais da área, que além de atuarem nesses próprios hospitais, também saem para exercer suas carreiras nos mais variados locais do Brasil e do mundo.

 

Oração pela saúde: vamos rezar juntos pelos profissionais da saúde?

 

Há um intenso debate nas diversas plataformas sobre o legado da pandemia do novo coronavírus. Um dos novos hábitos, podemos dizer, é o da oração pela saúde, pelas pessoas que nos ajudam a passar pelas dificuldades, momentos de dor e aflição. Entre eles estão os profissionais da saúde. Como nos ensinou o papa Francisco, pedimos para que não desanimem, para que tenham sua saúde preservada e para que ajudem, com seu cuidado, a recuperar a saúde das pessoas.