A conclusão do primeiro semestre pode ser um momento para realizar um balanço sobre sua jornada anual. Essa pausa, que não necessariamente precisa ser em um período de férias, é essencial para reavaliar as prioridades e buscar renovação. Para criar esse espaço, o carisma Marista ensina o caminho da prática espiritual no cultivo da interioridade, que permite o desenvolvimento emocional e pessoal.

 

Esse percurso envolve a autodescoberta, sendo uma parte fundamental na formação da identidade. Inclusive, essa prática não tem idade e, no recesso escolar, pode ser incentivada junto às crianças e adolescentes. Como exemplo, o livro do Irmão Juan Moral Barrio, Educar a partir do paradigma da interioridade, resgata a valorização do silêncio e contemplação para impulsionar uma vida plena e feliz.

 

“Extrair o que é mais profundo, o que se tem guardado em estado de semente para que, crescido, surja em todo seu esplendor. Esta é uma possibilidade humana, antropológica, anterior a muitas outras possibilidades.” (pg. 9)

 

Essa pausa permite revisitar os bons momentos, agradecer e repensar o que não deu certo ao longo desse primeiro semestre. Apesar dos balanços mais tradicionais acontecerem no final do ano, quando praticados rotineiramente renovam a paz e esperança para seguir na caminhada

 

Hora de respirar

O poder de fazer uma pausa reverbera em diversos aspectos. E ao fazer um balanço do primeiro semestre é possível ainda rever as metas e as escolhas, e recalcular a rota para recuperar o fôlego. Com isso, se fortalece a mentalidade do aprendizado contínuo, transformando cada experiência em uma oportunidade de crescimento espiritual. Essa pausa ainda ajuda a realinhar as ações de acordo com os valores e propósitos.

 

Outro benefício direto é na saúde mental e emocional, gerando bem-estar. Diante da aceleração da vida, acaba-se esquecendo da importância das pausas. Porém, são esses momentos de descanso que encorajam a fé. Assim como Jesus se retirava para lugares tranquilos para orar, encontrar tempo para silenciar o ruído externo e refletir permite viver com mais consciência.

 

Que esse balanço e pausas possam ser farol na jornada espiritual de cada pessoa!

Saiba Mais

4 passos da espiritualidade para a saúde mental e o equilíbrio

Reflexões bíblicas: 12 versículos de fé e esperança