Há no mundo lugares incríveis e inusitados para viajar e ampliar a nosso conhecimento sobre o mundo e sua realidade. Conhecer lugares com representatividade Marista nos inspira na disseminação de valores humanos, cristãos e de Maria, Boa Mãe.

O Instituto Marista, fundado por Marcelino Champagnat, está presente em 79 países e com a ajuda de Irmãos e colaboradores, separamos alguns locais na Itália para continuar nossa viagem pelo mundo Marista.

Itália

A colaboradora Priscila Staniski, especialista de sistemas, Angelo Ricordi, especialista de Identidade, Missão e Vocação e o Irmão Joaquim Sperandio, indicam Roma como um ótimo destino.

Casa Geral em RomaTrata-se de um lugar com muita história, comida boa e onde está localizada a sede do Instituto Marista. Nas palavras de Priscila: “é o coração do Instituto”. É onde vive e trabalha o Irmão Superior Geral e seu Conselho e todas as secretarias de animação do Instituto.

Angelo Ricordi, lembra que nessa casa está a capela do Conselho Geral, que guarda o altar construído pelo padre Champagnat e a imagem da Boa Mãe, bem como o quadro do padre fundador feito pelo artista Ravery que marcam os primórdios do Instituto Marista. O Ir. Joaquim Sperandio, explica que anexo a casa está um hotel que recebe todo tipo de turista e pessoas de passagem. “É independente e está em espaço alugado pelos maristas”.

De acordo com Ricordi, na Itália, há também uma série de Igrejas visitadas pelo Ir. Francisco, primeiro Superior Geral depois de Marcelino, durante sua estadia em Roma. “Vale evidenciar a pequenina Igreja do Santíssimo Nome de Maria, uma das mais visitadas por ele durante o tempo em que permaneceu na Itália” explica.  O especialista também sugere a visita a todas as Basílicas Papais, “com destaque para São Pedro e São João de Latrão sedes do governo do Papa e a principal catedral de Roma, respectivamente”.

O Colégio San Leone Magno, também é citado pelo Ir. Joaquim. “Uma obra importante e que abriga os ossos do Venerável Irmão Alfano, um marista italiano em vias de ser declarado santo”, explica. Além disso, o Irmão acrescenta que, nas estruturas do colégio tem locais interessantes para se ver como o salão e a capela central, além de catacumbas visitáveis. “A comunidade de Irmãos fica feliz com visitas dos Leigos e Leigas” finaliza.

Por fim, o melhor momento para se aventurar nos lugares destacados da Itália, é no período da primavera, por estar um clima agradável.

A saber, é possível visitar esses e outros lugares fundacionais Maristas através da Tour Virtual do Memorial Marista.