Para os cristãos, as quatro semanas que antecedem o Natal formam o Tempo do Advento. Ou seja, o primeiro período do calendário litúrgico, que compreende a preparação para o nascimento do Menino Jesus. 

Em 2022, a Igreja celebra o 1º Domingo do Advento no dia 27 de novembro. A fim de fornecer subsídios para a reflexão sobre esta data, João Luis Fedel Gonçalves, colaborador da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, compartilha a análise em seguida:

27 de novembro de 2022
1º Domingo do Advento
A esperança salva o mundo!

“Estamos vivos porque estamos em movimento. (…) Somos uma espécie em viagem”, canta o músico uruguaio Jorge Drexler. Esse é o espírito do Advento, tempo que antecede o Natal. Colocamo-nos a caminho, como os magos e os pastores, até o estábulo de Belém. Ao mesmo tempo, fazemos memória da vinda de Jesus, que aconteceu e continua se realizando. É tempo de peregrinar.

O que levar na bagagem? Nessas quatro semanas, gostaríamos de propor quatro atitudes fundamentais que não podem faltar ao caminheiro, à caminheira: esperança, contemplação, sabedoria e paz. Todas elas são inspiradas no ícone confeccionado especialmente por Dom Ruberval Monteiro para este Natal. Sigamos, então, com a primeira atitude.

Em um episódio da série Sandman, o Senhor dos Sonhos trava duelo com Lúcifer. Um tenta superar o outro invocando uma realidade mais ampla: o lobo é superado pelo caçador, que é superado pela serpente, que é superado pela águia, que é superado pela bactéria. Ao final, o Senhor dos Sonhos propõe a vida, e Lúcifer rebate com “a escuridão no fim de todas as coisas”. O duelo parecia decidido a favor de Lúcifer, até que o Senhor dos Sonhos pronuncia o golpe final: esperança!

O profeta Isaías, no início de seu livro, convoca todos a subirem ao monte da casa do Senhor, a Jerusalém, pois Deus vai julgar, não para destruir, mas para mostrar um novo jeito de viver a vida, sem a violência das armas. É convite a se construir um mundo em que espadas são transformadas em arados, em que a morte pela guerra é revertida em vida pelo pão. Essa é a imagem da esperança: “deixemo-nos guiar pela luz do Senhor”.

A estrada da vida não é isenta de perigos e desafios, nem a esperança que nos acompanha nos previne das dificuldades. Trevas e luz andam juntas em nossa experiência. Jesus nos lembra que é preciso estar atentos, pois não se sabe o momento em que “o Filho do Homem virá”. Isso exige atenção e cuidado a cada dia, cada momento. Quem espera não fica parado, põe-se na perspectiva do seguimento. 

Por isso, Paulo escreve aos cristãos e cristãs de Roma que “é hora de despertar”. É atitude de quem tem esperança: viver de um jeito novo, com honestidade, sem exageros; viver como pessoas alegres e acolhedoras, a serviço de quem mais necessita, como o próprio Jesus. Como no duelo, precisamos encontrar estratégias para ir superando tudo o que é contra a vida, com a certeza, porém, de que a esperança nos sustenta.

Advento e nossa campanha de Natal 

A cada Domingo do Advento, teremos mais conteúdos como esse. Uma iniciativa que faz parte da nossa campanha de Natal deste ano. Ação que traz como mote o versículo bíblico: “E paz na terra aos seus” (Lc 2,14).

Além disso, teremos uma Celebração Eucarística no dia 6 de dezembro, às 8h30, na Paróquia Jesus Mestre, localizada no Câmpus Curitiba da PUCPR, com transmissão pelo canal da Universidade no Youtube.

>>> Clique aqui para saber mais.