Você conhece as Prioridades do Triênio 2018-2020? São temas que foram colocados como essenciais durante o VI Capítulo Provincial, em 2017, voltados a Irmãos, Leigos, Leigas e Colaboradores da PMBCS. A partir daí, começamos uma campanha de conscientização e engajamento, na qual em cada semestre uma das Prioridades vem sendo trabalhada de forma mais aprofundada. No segundo semestre de 2018, a primeira etapa abordou a temática “Maristas de Champagnat”. Já neste primeiro semestre de 2019, foco é a “Evangelização e Defesa de Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens”.

Evangelização e Defesa de Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens

O tema desta etapa é uma inspiração para que sejamos construtores de pontes. Com isso, o símbolo desta fase é uma ponte que remete aos Maristas de Champagnat como construtores de pontes para o trabalho em prol do público prioritário do Instituto Marista e da PMBCS: crianças, adolescentes e jovens, em especial aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social.

Outra questão que reforça essa defesa de direitos é a relação das Prioridades do Triênio com a Campanha da Fraternidade 2019, cujo tema é “Fraternidade e Políticas Públicas”. O objetivo geral da CF 2019 mostra essa conexão com a Missão Marista e com a Prioridade em foco neste semestre: “estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.

As palavras do Irmão Benê Oliveira, nosso Superior Provincial, são importantes para refletirmos sobre esta etapa. Sob inspiração de mensagem do Papa Francisco, Ir. Benê destacou a relação desse trabalho com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948. “Todos estamos comprometidos e instados a construir pontes, a promover e defender a igual dignidade de todos os seres humanos, solenemente proclamada há 70 anos para que seja cada vez mais reconhecida, respeitada, protegida e promovida em todas as circunstâncias”, disse, na carta de lançamento desta fase da campanha.