Irmão Valdir Gugiel nasceu em Fraiburgo (SC), em 09 de junho de 1974. Com dois anos de idade, devido ao falecimento de sua mãe, foi adotado pelo Sr. Serilo Vian e Sra. Adelina M. Vian. O Irmão iniciou o seu processo formativo Maristas, em 14 de fevereiro de 1992, em Caçador (SC).

Chamado para vida religiosa Marista

Tudo começou com o Irmão Rudi na escola Josefina Kreff, em Rio das Antas (SC). O Irmão Valdir conta que estava na 6ª série, quando o Irmão Rudi entrou na sala de aula com um teclado e contou sobre a vida e a obra dos Irmãos Maristas e fez o convite para quem quisesse conhecer um pouco mais sobre a vida religiosa Marista.

Assim, o Irmão Valdir decidiu conhecer um pouco mais sobre o universo Marista. As visitas do Irmão Rudi em sua casa tornaram-se algo comum e o interesse pela vida religiosa Marista começou aparecer. Ele conta que por ser muito bagunceiro e hiperativo não se encaixou bem na rotina, vida e formação Marista, por isso, deu um tempo na caminhada.

Foi depois da morte do seu avô, que o Irmão foi convidado pelo Ir. Joaquim Sperandio, a retornar para o processo formativo e abraçou a oportunidade novamente. Na ocasião ele pensou: “Agora é para valer, tive essa chance e vou aproveitar”, revela. Sua primeira profissão religiosa ocorreu em 08 de dezembro de 1999, em Passo Fundo (RS), enquanto a profissão perpétua foi em 19 de novembro de 2005, em Rio das Antas (SC).

Trabalho na área social

“Venho de uma família que nunca passou por dificuldade. Nunca tive desafios na área de solidariedade e vulnerabilidade social”, conta o Irmão. O despertar para área social ocorreu com a sua participação nas Missões Solidárias Maristas no atual Marista Escola Social São José.

Desde então, o Irmão Valdir Gugiel trabalha a educação, principalmente na Área Social, na Defesa, Proteção e Promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes. “Como Irmão Marista me dedico para que todas as Infâncias e Juventudes tenham seus direitos assegurados com qualidade”, afirma. Dessa forma, ele encontra, em seu trabalho, os “novos Montagnes” de hoje.

Apostolado Atual

Atualmente o Irmão vive na Comunidade Marista do Monte Serrat, em Florianópolis (SC), junto aos Irmãos Murilo Bertoldi e Pedrinho Tambosi, além do Padre Vilson Groh.

“Minha rotina é doida”, brinca o Irmão. Do amanhecer ao anoitecer trabalha no Marista Escola Social São José.  É responsável pelas reuniões de formação e acompanhamento online. Também, participa do Conselho Estadual de Crianças e Adolescentes do Estado de Santa Catarina, além de estar na gestão do Colégio Marista de Criciúma e Escola Social Ir. Walmir.

Marcas deixadas com o tempo

O Irmão conta que o seu auge profissional foi em Dourados (MS), onde de 2006 a 2009, foi o diretor do centro social, onde faziam projetos sociais com crianças, adolescentes e jovens de alta vulnerabilidade. Conta que, em parceria com os escoteiros, faziam acampamentos de sexta à domingo.

“A razão da minha Missão é de educar, evangelizar e defender os direitos de crianças e adolescentes”, diz. E complementa, “acompanhar o crescimento dessa garotada, oportunizar com atividades para formação me transformou. Estou muito feliz e realizado trabalhando com crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social”.

O Irmão conta que hoje há um reconhecimento e uma parceria muito grande. “Há um grande engajamento por parte dos colaboradores, estudantes e famílias. É uma força para a gente”, afirma.

Vivência da espiritualidade

O Ir. Valdir comenta que vive a espiritualidade por meio das obras sociais, no contato com as pessoas. Gosta de visitar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, além de fazer trilha, acampamentos. o que lhe traz uma paz muito grande. Ainda comenta que agradecer a Deus, ter o coração agradecido em momentos pessoais e reservados, contribui muito na espiritualidade apostólica.

O Irmão, também afirma que é fascinado pela imagem de Nossa Senhora Aparecida. “A devoção a Maria vem de berço familiar. Nossa Senhora é uma mulher simples, discreta e mãe protetora que ora e cuida. Sempre estive iluminado”, afirma.

Por fim, o Irmão Valdir expõe que se sente muito feliz e que deseja continuar na Frente de Missão, em projetos com Leigos e Leigas e de ter a oportunidade de estar em uma Escola Champagnat.

Prioridades do Triênio

Uma das Prioridades do Triênio da PMBCS é a “Vida Consagrada e Província mais simples”. Com o intuito de inspirar os Maristas de Champagnat sobre a vida religiosa dos Irmãos a equipe de Comunicação e Marketing Institucional tem feito matérias jornalísticas com o foco no conhecimento sobre aspectos da vida Marista nas comunidades.