“Que a bondade de Deus esteja contigo neste dia e em todos os dias da tua vida”. Cf. Salmo 23,6

O Irmão Darci Luiz Kroth nasceu em 30 de junho de 1952, no município de São Carlos (SC). Com 12 anos de idade, em 20 de fevereiro de 1965, entra no juvenato Marista em Joaçaba (SC). “Era o início de uma longa e rica caminhada de formação e discernimento para ser Religioso Marista”, conta o Irmão. Em 08 de dezembro de 1973, professa seus primeiros votos na congregação dos Irmãos Maristas.

Chamado para ser Irmão

Os primeiros sinais da vocação surgiram e se desenvolveram no convívio familiar e nas pequenas práticas religiosas. “Lembro da reza do terço à noite, das participações na missa, das orações ao pé da cama e da oração à mesa”, relata.

O Irmão conta que durante a catequese de 1ª. Eucaristia foi possível aprender as primeiras verdades da fé e, ainda, observar os Irmãos Lassalistas que tinham um Colégio no município aonde nasceu.

“Recordo-me com carinho das minhas idas e vindas à escola, de quando apreciava o canto dos pássaros e saciava a sede nas fontes de água mineral de Pratas, que até hoje margeiam o Rio Uruguai. Foi justamente nesta escola que aconteceu a decisão de seguir os apelos de Deus, por ocasião da visita do Ir. Aurélio que me encantou, tanto pela sua pessoa, como pelo conteúdo exposto de forma simples e atraente” lembra.

Atuação como Irmão

Como Irmão, atuou junto à educação cristã das crianças e jovens, exercendo sua profissão como professor.

O Irmão conta também que, durante longos anos, foi responsável pela formação de novos Irmãos nas etapas iniciais da formação marista, principalmente Juvenato e Postulado. “Com isso, fui contemplado com a participação em muitos cursos dentro e fora do País, oportunidades pelas quais tenho profunda gratidão” diz.

Palavras memoráveis

O Irmão Darci Luiz Kroth fala um pouco sobre o caminho percorrido na vida religiosa: “ao longo desta jornada percorrida de 50 anos de Vida Consagrada, trago na lembrança, todas as pessoas especiais que passaram pela minha vida como sinais do chamado e da presença de Deus”.

Por fim, relata sobre seu sentimento hoje: “sinto-me mais irmão na fé de tantos Irmãos, caminhando juntos, dia a dia, até onde o Pai me levar”, finaliza.

Prioridades do Triênio

Uma das Prioridades do Triênio da PMBCS é a “Vida Consagrada e Província mais simples”. Com o intuito de inspirar os Maristas de Champagnat sobre a vida religiosa dos Irmãos a equipe de Comunicação e Marketing Institucional tem feito matérias jornalísticas com o foco no conhecimento sobre aspectos da vida Marista nas comunidades.