A cada semestre, a campanha Prioridades do Triênio serve de norte para guiar as ações da Província Marista Brasil Centro-Sul. Ao longo do segundo semestre de 2023, dois temas fizeram parte da rotina de todas as áreas, como um esforço compartilhado: Vida Consagrada e Província Mais Simples.

Esta etapa tinha como objetivo cuidar da Vida Religiosa Consagrada por meio do diálogo, da vida fraterna, da vivência da identidade, da espiritualidade do coração e da missão Marista. Além disso, promover leveza, agilidade e participação em todos os processos, visando a simplicidade e a transparência, com foco nas pessoas e na corresponsabilidade de Irmãos e Leigos.

Encontrar e comunicar para engajar e encantar

Com o intuito de relembrar e celebrar, em seguida, confira as principais realizações dos meses de julho a dezembro de 2023:

  • Matéria sobre a Comunidade São José, localizada em São José dos Pinhais (PR), na região metropolitana de Curitiba. Conteúdo que detalha o propósito da comunidade, de acolhimento de Irmãos idosos e, eventualmente, de outras pessoas com dificuldades que sejam próximas da Congregação.

  • Matéria sobre a Comunidade Formativa Marista do Colégio Paranaense, em Curitiba, que tem como foco auxiliar jovens e adultos no aprofundamento da espiritualidade, no conhecimento sobre o Instituto Marista e na clareza da opção pela Vida Consagrada. E, assim, ser parte da formação nas etapas de discernimento e descoberta vocacional denominadas Pré-Postulado e Postulado.

  • Lançamento do e-book “Histórias de vida e vocação dos Irmãos Maristas”, com dez relatos de Irmãos da PMBCS e como foi a escolha e o desenvolvimento de suas trajetórias na Vida Consagrada.

  • Além disso, o lançamento da websérie “Mãe de Irmão Marista”, que mostra como as mães veem seus filhos na vivência da vocação religiosa. Conteúdo disponível no canal da PMBCS no Youtube, repleto de depoimentos emocionantes e inspiradores. 

  • Visita de diretores e gerente da Organização Religiosa (OR) às comunidades de Irmãos do Paraná e Santa Catarina, com a finalidade de escutar os Irmãos e realizar as melhorias necessárias nos serviços da OR.

  • Encontro dos Jovens Irmãos da PMBCS, em Guaratuba, no litoral paranaense, a partir do tema “Cuidar e gerar vida Marista”. Isto é, manter viva a fraternidade por meio da espiritualidade inspirada em Maria e em São Marcelino Champagnat.

  • Inclusão de missa de renovação de votos na programação da Assembleia Provincial, realizada em Aparecida. Momento de dar graças pela continuidade do sonho de Champagnat, a partir do “sim” de cada Irmão Marista.

  • Lançamento do canal de comunicação da PMBCS no WhatsApp, para facilitar o contato da Província com o público e a divulgação das principais notícias.

  • Retomada do boletim impresso trimestral, composto pelas seguintes temáticas: Institucional, Irmãos Maristas, Missão e Vocação, Grupo Marista e Frentes de Missão e Marista Brasil. Conteúdo elaborado, principalmente, com o intuito de tornar a vida pessoal, comunitária e institucional mais simples, transparente e participativa.

A campanha continua

A saber, a campanha Prioridades do Triênio segue ativa. No primeiro semestre de 2024, o tópico será “Maristas de Champagnat em Missão”.

Saiba mais

Quer saber mais sobre a campanha e as ações realizadas nas etapas anteriores? Então acesse:

>>> Página da campanha Prioridades do Triênio.