Paranaense, nascido e criado em Ponta Grossa (PR), Alison Chila teve uma relação estreita com os pais ao longo de sua infância. Foi com os pais que começou a dar os primeiros passos na vida Cristã. “Lembro de meu pai colocar frequentemente os CDs do Padre Zezinho para tocar e de minha mãe sempre repetir a história de Nossa Senhora Aparecida”, conta.

Ele também lembra que seus pais sempre foram muito rígidos durante a catequese. “Ambos me acompanhavam na missa dos Catequizandos aos domingos pela manhã”, diz.

Conhecendo os Irmãos Maristas

Alison Chila conheceu os Irmãos Maristas em 2006, durante o projeto de Animação Vocacional da PMBCS na época, chamado Vida Feliz. “Lembro que estava no colégio e um grupo muito animado entrou em nossa sala de aula. Eram mais ou menos sete Irmãos. Todos usavam roupas iguais e estavam sempre sorrindo. Um deles tocou uma música da extinta banda Calypso. Foi muito engraçado, todos os alunos riram muito e logo se simpatizaram”, conta.

Chamado para ser Irmãos

O formando, Alison Chila, afirma que o discernimento para a vida religiosa foi acontecendo aos poucos. “Ele era alimentado por experiências que vivi em minha vida e que se somaram umas às outras”, diz.

Alison lembra que a primeira vez que sentiu o chamado foi no colégio, em 2003, quando tinha 13 anos. “Gostava muito da catequese, mas nunca tinha pensado em seguir a vida religiosa. Um dia no colégio, um colega contou que gostaria de ser padre, então comecei a refletir sobre essa ideia. Falei com a minha mãe, ela não aprovou muito porque eu tinha um primo que era religioso na época e não estava feliz. Então ela tinha muito medo de que eu passasse por isso também, aí acabei mudando de ideia”, conta.

Em 2006, com o contato com os Irmãos durante a visita no colégio, esse chamado se acendeu novamente no coração do formando. Na época, ele estava pensando muito em vestibular e o chamado acabou ficando novamente sem uma resposta.

No ano de 2011, Alison, em Ponta Grossa, começou a fazer aulas com um professor de língua Inglesa que havia sido membro de uma congregação religiosa. “Ele compartilhava comigo muitas experiências e isso fez novamente essa chama se acender em meu coração. Porém, minha mãe não estava bem na época e me afastar naquele momento não seria bom para nenhum de nós”, afirma.

Já em 2016, teve a oportunidade de viver uma experiência na Irlanda durante seis meses. Vale ressaltar que nesse ano a Europa vivia o auge de sua crise migratória, fazendo com que muitos refugiados chegassem ao continente diariamente. “Lembro de ver muitos deles dormindo em sacos de dormir pelas ruas toda a manhã quando caminhava em direção à minha escola. Senti que precisava contribuir de alguma forma, pois há muitas pessoas precisando de ajuda. Eu acho que esse foi o estopim para eu ter coragem de seguir a minha vocação”, conta.

Mas foi no final de 2018, quando Alison foi aperfeiçoar seu inglês na Nova Zelândia que conheceu um Padre Anglicano que o ajudou muito. “Conversei muito com ele sobre minha vocação e a inquietação que sentia em meu coração. Ele me encorajou muito a responder esse chamado de Deus e hoje devo muito a ele”, diz.

Ao retornar para o Brasil, Alison Chila já tinha a resposta que Deus tanto queria e então começou a buscar informações sobre as congregações. “A lembrança da visita dos Irmãos Maristas no colégio estava forte em meu coração e não tive dúvidas de que esse era o lugar que me ajudaria a viver esse SIM e consagrar minha vida à Deus”, afirma.

Assim, ele iniciou o processo da Animação Vocacional em 2021 e, em 2022, entrou na casa de formação.

Formação Marista

O formando, explica as diferentes etapas da formação Marista. De acordo com Alison, na etapa do Aspirantado, estuda-se sobre a vida de São Marcelino e aprende a se conhecer melhor na disciplina de Formação Humana. Na disciplina de Espiritualidade mergulha-se mais fundo na vida espiritual e com a disciplina de Mariologia se aproxima da Boa Mãe. Também, estuda-se a fundo a palavra de Deus.

Já no Pré-Postulado e Postulado, mergulham mais fundo na vida de nosso fundador. “Estudamos detalhadamente sua Biografia e ficamos com o coração cheio dos mais belos sentimentos vividos por ele”, diz. Continuam o aprofundamento nas demais disciplinas que fizeram parte do Aspirantado.

Por fim, na etapa atual, o Noviciado, continuam estudando a vida e legado de São Marcelino, além da vida dos primeiros Irmãos, das Constituições e Regra de Vida. “Temos o privilégio de ter formações externas também, como as formações intercongregacionais, onde temos contato com Noviços de outras congregações e carismas”, conta.

Alison Chila, ainda afirma que essa etapa do Noviciado, em Cochabamba, na Bolívia, tem sido muito rica em todos os sentidos. “Estamos imersos em uma cultura onde fomos acolhidos de forma espetacular desde o primeiro momento. No dia de nossa celebração de ingresso ao Noviciado, recebemos um Poncho e o meu tem a cor terracota. É a cor da terra e vesti-lo é uma forma de abraçar esse país e de se entregar ao Noviciado de coração aberto”, conta.

Expectativa para a vida de Irmão Marista

De acordo com o formando, ser Irmão Marista é tornar Jesus Cristo conhecido e amado entre as crianças e jovens. “Desejo ser um Irmão bastante presente e acessível. Espero um dia realizar um trabalho missionário em relação aos imigrantes, acolhê-los”, diz. Alison vê o seu coração aberto à vida Marista e disposto a viver essa vida sempre sob as bençãos de Deus e a proteção de Nossa Boa Mãe.

Conheça outras biografias no ebook “Histórias de vida e vocação dos Irmãos Maristas” edição 1

Saiba mais >> As principais notícias da Região América Sul nesse início de 2024