Irmão Wilson Backes é filho de Arthur Backes e Teonilda Schmöller Backes; o segundo dentre 17 filhos do casal. Nasceu em 21 de agosto de 1955 no lugarejo chamado Rio Paulo, interior do Município de São Bonifácio/SC. Iniciou os estudos das séries iniciais numa escola isolada e multisseriada, onde seu pai era o único professor.

Disse que iniciou os estudos aos oito anos de idade, porque precisou ficar em casa para cuidar de seus irmãos menores enquanto seu pai ia para a escola dar aula e sua mãe ia para a lavoura. Seu gosto pelo magistério teve origem no final da 4ª série, quando foi substituir seu pai na escola enquanto se recuperava de ferimento grave no pé com machado.

Conta que quando estava na 7ª série, apareceu na sua classe um tal de Ir. Aurélio (Pedro Lago), promotor vocacional da região. O Ir. Aurélio falou sobre a Vida, o Carisma e a Missão dos Irmãos Maristas; mas o menino Wilson ficou um tanto receoso porque nunca ouvira falar em Irmãos Maristas. No final da fala o Ir. Aurélio deu para cada aluno uma ficha para ser preenchida: nome, série, endereço e o que queria ser na vida. “Eu escrevi que queria ser professor”, lembra.

No ano seguinte, encontrou-se pessoalmente com o Ir. Aurélio, próximo da escola. Veja o relato desse encontro! “Após alguns minutos de conversa eu disse ao Ir. Aurélio que queria ser professor. Então ele me perguntou: ‘Gostarias de ser professor Marista?’. Eu lhe indaguei: E pode? Aí ele me explicou em detalhes o que é ser Irmão Marista. No final da conversa ele me convidou para um estágio vocacional em Criciúma/SC. Como tudo tinha a ver comigo, eu lhe disse que podia anotar o meu nome que eu vou. Após isso, ele me forneceu o local e o endereço do encontro, e me recomentou que rezasse todos os dias um pai nosso e três ave-marias, que isso iluminaria a minha vocação. E assim o fiz.  Até hoje o faço todos os dias”.

Ir. Wilson falou que participou com entusiasmo do estágio vocacional. Aprovado no estágio vocacional, iniciou sua formação no Instituto dos Irmãos Maristas em 28 de fevereiro de 1974, na cidade de Jaraguá do Sul/SC, onde cursou o 1º ano do ensino médio no Colégio Marista São Luís. O 2º e 3º anos ele o fez em Caçador/SC. Em Caçador, também fez a formação do Postulado durante o 3º ano do ensino médio.

Junto com outros quatro colegas, em 1977, fez a formação do noviciado, em Florianópolis/SC, que a época funcionava no Bairro Jardim Atlântico. Em janeiro do ano seguinte fez os Primeiros Votos. O período de formação do escolasticado ele o fez já no ano seguinte (1978), também em Florianópolis, no Bairro Trindade. Sua primeira experiência na missão educativa foi em Joaçaba/SC, em 1979. Em 1980 seguiu para missão em Rondônia, onde trabalhou em Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena, como professor de ensino religioso em escolas públicas, pastoral vocacional, pastoral da juventude e atividades eclesiais. “Foi uma experiência que me situou na vocação e na missão”, disse.

De janeiro de 1993 a julho de 1988 o Irmão integrou a Comunidade Marista que funcionava nas intermediações da escola técnica da SATC, em Criciúma/SC, onde foi professor de ensino religioso e dirigiu um grupo vocacional com alunos da referida escola. Cursou Faculdade de Pedagogia e pós-graduação em Coordenação Pedagógica na UNESC. Em 19 de maio de 1985 fez os Votos Perpétuos na sua terra natal, São Bonifácio/SC. “Foi um dia muito feliz e inesquecível”, conta.

Em julho de 1988 retornou para Rondônia, e lá permaneceu até dezembro de 1995. Em Porto Velho fez concurso público e atuou na coordenação pedagógica em escolas públicas e atendimento a alunos.  Também integrou a equipe da pastoral da juventude da Arquidiocese; coordenou o núcleo da CRB por dois anos; e no último ano coordenou a pastoral da comunicação da Arquidiocese. Comenta que concomitantemente aos trabalhos educacionais e pastorais permaneceu na arte da fotografia e de filmagens de eventos diversos.

Mas o Irmão também trabalhou em diversos outros lugares: Florianópolis/SC, Jaraguá do Sul/SC, Joaçaba/SC, Pouso Redondo/SC e Curitiba/PR. Atuou em diversas atividades educacionais e pastorais, entre as quais nos projetos do Programa Vida Feliz. “Mas a ligação com horta, pomar, jardim e o cultivo de flores e folhagens sempre me acompanharam”, disse.

Quando questionado sobre o futuro, o Irmão afirma: “Se eu puder escolher voltaria para o ambiente de escola, pois me identifico com esse ambiente, e me faz feliz contribuir para o futuro das crianças”. E prossegue: “Educação, conhecimento e desenvolvimento de habilidades profissionais são essenciais para o desenvolvimento humano; e a escola é um espaço privilegiado para isso”.

Com relação à espiritualidade, o Irmão faz suas orações na medida do possível diariamente. Costuma ir à Missa todos os domingos. “Espiritualidade não é apenas ter um momento de oração formal, mas é todo um modo de ser, de perceber, de sentir, de pensar e de viver”, diz.

Por fim, o Irmão Wilson Backes afirma que é preciso gostar da própria vida e proporcionar ambiente favorável a todas as formas de vida, e ter sempre a esperança de que as coisas podem e vão ser melhores.

Prioridades do Triênio

Uma das Prioridades do Triênio da PMBCS é a “Vida Consagrada e Província mais simples”. Com o intuito de inspirar colaboradores sobre a vida religiosa dos Irmãos Maristas a equipe de Comunicação e Marketing Institucional tem feito matérias jornalísticas com o foco no conhecimento sobre aspectos da vida Marista nas comunidades.