“O que penso a respeito da vida é que um dia ela vai perguntar, o que foi que eu fiz com meus sonhos e qual foi o meu jeito de amar. O que é que eu deixei para as pessoas que no mundo vão continuar, para que eu não tenha vivido à toa e que não seja tarde demais”. (Jorge Trevisol)

Nascido no dia 02 de novembro de 1969, em Brusque (SC), o Irmão Murilo Bertoldi iniciou o processo formativo Marista em 16 de fevereiro de 1993, na cidade de Jaraguá do Sul (SC). Já a primeira profissão religiosa ocorreu em 08 de dezembro de 1997 e a profissão perpetua em 07 de maio de 2006.

De uma família muito católica, seu chamado para ser Irmão começou desde criança, quando já brincava de ser padre e professor.

Conhecendo os Maristas

Em 1992, o Irmão Murilo conheceu os Maristas pelo livreto “Mensageiros do Sagrado Coração de Jesus”. Foi nesse material que encontrou a propaganda Vocacional dos Irmãos Maristas no pé da página com a famosa figura do padre Champagnat, ensinando uma criança a ler.

O Irmão conta que na época lecionava para crianças de 2 a 4 anos. Assim, escreveu, por curiosidade, aos Irmãos para receber os materiais educacionais do Instituto. A partir do contato, foi convidado pelo Ir. Joaquim Sperandio a passar 15 dias no Juvenato Marista de Jaragua do Sul (SC), para uma experiência junto aos formandos e Irmãos. “Gostei, percebi que dava para ser professor e religioso, então ingressei como uma vocação adulta, aos 21 anos”, afirma.

Inspiração de Champagnat

“A vida e a obra de Champagnat me inspiram”, diz o Irmão. De acordo com ele, as coisas simples da vida escondem muita beleza. “Marcelino foi uma pessoa simples e, também, ensina de forma simples, pois sua pedagogia era baseada em duas palavras, ternura e firmeza”, explica.

O Irmão Murilo Bertoldi, durante a entrevista, aproveita para comentar sobre os ensinamentos do fundador. Ele relembra o simbolismo das três violetas: simplicidade, humildade e modéstia. Ele conta que, na França, a flor da violeta fica escondida embaixo da folha.

Assim, o Irmão acredita que devemos trabalhar como essa flor, no silêncio; fazer as coisas sem alarde. Para ele, a humildade nos torna mais humanos e a humildade faz milagres.

Missão no Apostolado

Em 2008, o Irmão trabalhou na cidade de Itapejara d’Oeste (PR) em uma obra social para crianças e jovens. Atuava em várias oficinas socioeducativas, pinturas em telas e bordados, além do trabalho na escola social. “Morei por 7 anos e meio lá. Foi muito bom e muito intenso junto à uma comunidade muito acolhedora”, relembra.

Já durante os anos de 2013 a 2018, o Irmão morou na Comunidade de inserção em Fazenda Rio Grande (PR), junto aos Irmãos Jorge Gaio e Helio Kollet. Os Irmãos atendiam a comunidade local de diversas maneiras.

O Ir. Murilo atuava diariamente na comunidade e na missão. Trabalhava com os doentes, levando a Eucaristia, coordenava a catequese e participava da pastoral social junto aos leigos. Juntos, eles atendiam diversas famílias mensalmente com doações de roupas, fraldas e alimentos. Também tinha a pastoral do terço, que rezavam o terço nas casas dos parentes às terças e quintas, chegando a atender um grande número de lares.

“Era um trabalho diferenciado. Eu também atendia a capela, fazendo celebração aos sábados, domingos e quartas-feiras. Eu era muito confundido com padre”, conta.

Atualmente, o Irmão encontra-se na Comunidade Marista Monte Serrat, em Florianópolis com os Irmãos Pedrinho Tambosi, Valdir Gugiel e o Pe. Vilson Groh, por conta da proximidade com a sua família. “Infelizmente meu pai está doente, então senti a necessidade dessa proximidade”, afirma.

Vivência da espiritualidade

Segundo o Irmão Murilo Bertoldi, devemos cultivar a oração pessoal e rezar o cotidiano da vida. “Na minha espiritualidade nada é por acaso. Vejo Deus nas pequenas coisas”, diz.

Ele confessa que sente o desejo de voltar para Fazenda Rio Grande, ou trabalhar em uma comunidade semelhante, já que foi uma experiência única e muito marcante. “Quero ajudar as pessoas que estão em um grau de vulnerabilidade bastante grande”.

Prioridades do Triênio

Uma das Prioridades do Triênio da PMBCS é a “Vida Consagrada e Província mais simples”. Com o intuito de inspirar colaboradores sobre a vida religiosa dos Irmãos Maristas a equipe de Comunicação e Marketing Institucional tem feito matérias jornalísticas com o foco no conhecimento sobre aspectos da vida Marista nas comunidades.